Browsing by Issue Date, starting with "2011-02-01"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Educação em Valores: Necessidade ou Obrigação?Publication . Casanova, Maria PrazeresA educação em valores é a preocupação central desta comunicação, tanto no que respeita à formação de professores como no que concerne ao desenvolvimento dos alunos. A LBSE refere a necessidade de os professores possuírem skills referentes a matérias da especialidade do seu grupo de docência mas aponta também para a existência de competências na área da formação pessoal e social adequadas ao exercício das diferentes funções e papeis a desempenhar na profissão docente. Subentende-se a existência de um professor sábio nos diferentes níveis do conhecimento, em que o saber-estar pressupõe o meta-conhecimento só construído pela maturidade do saber. Existem alguns obstáculos a ter em consideração ao ser iniciado um programa de educação em valores para docentes. Preconizamos como metodologia do processo de aquisição e desenvolvimento de valores pelos alunos um equilíbrio entre a doutrinação e a clarificação. Este equilíbrio tem por base a convicção de que os valores têm que ser ensinados pelos educadores, quer sejam pais ou professores, mas também deverá ser realizado um processo de assumpção por parte dos alunos. Este processo pressupõe interacção dinâmica e dialéctica entre professores e alunos e os seus pais e/ou encarregados de educação. Desempenhando um papel não menos importante, encontramos os Auxiliares de Acção Educativa, uma vez que o seu contacto com os alunos é relevante. Estamos convictos que estes profissionais, pelo seu modo de ser e estar, influenciam, positiva ou negativamente, o desenvolvimento de valores nos alunos. O processo valorativo ou de valoração - isto é, o processo de aquisição e desenvolvimento dos valores - deve ser desenvolvido e vivido em todas as áreas curriculares, quer se trate do currículo formal, do informal e, ainda, do currículo oculto. O processo de valoração tem que estar expresso e clarificado no Projecto Educativo de 2 Escola, no Projecto Curricular de Escola, no Regulamento Interno e de forma concretizada no Plano Anual de Actividades e nos diferentes Projectos Curriculares de Turma, para que toda a comunidade educativa saiba quais são os valores desejados, ensinados aos alunos, vividos e assumidos por toda a comunidade. Para alcançar este objectivo a escola tem, também ela, de expressar de forma clara e inequívoca, para além dos valores que pretende ensinar e viver com os seus alunos, as metodologias, estratégias e técnicas que propõe para os ensinar. Na clarificação realizada, as estruturas de coordenação educativa e de supervisão pedagógica existentes na escola desempenham tarefa relevante na identificação do ideário escolar decorrente do ideário nacional. O processo de valoração também tem que ser real nas interacções entre a escola e o meio envolvente.
- A Artilharia na Defesa de Costa em PortugalPublication . Emerenciano, JaimeO presente Trabalho de Investigação Aplicada tem como principal objectivo o estudo e análise da Artilharia no âmbito da defesa de costa. Tendo em conta esta temática, pretende-se caracterizar a evolução da Artilharia no âmbito da defesa de costa em Portugal. Desta forma proporciona-se ao leitor uma visão daquilo que foi o desenvolvimento que a Artilharia sofreu neste domínio. A abordagem da Artilharia de Costa como ramo individualizado da Artilharia, contribui para uma melhor compreensão do papel que esta desempenha na defesa costeira portuguesa. Para tal é caracterizada a sua organização, os meios que a compõe, bem como as ameaças que esta enfrenta. Por forma a concretizar o objectivo deste TIA, analisou-se a evolução dos materiais e os períodos em que a Artilharia teve mais preponderância no âmbito da defesa de costa.
- C-RAM um contributo para a protecção da força e defesa de infra-estruturas críticas. Ameaça Aérea - Nova área de emprego da AAAPublication . Leite, MarcoA evolução da tradicional ameaça é um factor preponderante para os vários países que destacam forças para os diversos Teatros de Operações. Existe assim a necessidade de as combater, de minimizar os seus efeitos ou de as neutralizar. Por isso o presente trabalho tem como objectivo explorar como poderá a Artilharia Antiaérea Portuguesa contribuir para a Protecção da Força, aquando destacada num Teatro de Operações e na protecção de infra-estruturas no Território Nacional. A finalidade deste trabalho é mostrar de que forma poderá a Artilharia Antiaérea fazer face às novas ameaças aéreas. Neste sentido surge a questão central: Quais as possibilidades dos sistemas C-RAM na Protecção de uma Força e das Infra-Estruturas Críticas? Os métodos aplicados neste trabalho foram o inquisitivo através das entrevistas; mas foi o método dedutivo, o mais utilizado neste trabalho o qual permite chegar à conclusão final deste trabalho, partindo do geral para o particular. As principais conclusões são: que com as novas ameaças, existe a necessidade de haverem novos sistemas de defesa Antiaérea nomeadamente o C-RAM sendo fundamental para Portugal possuir este sistema que garanta esta capacidade, dentro destes sistemas o sistema Centurion Phalanx não é o sistema que mais se adequa para Portugal. A Artilharia Antiaérea Portuguesa com os actuais meios pode garantir alguma protecção C-RAM no apoio a uma Força Nacional Destacada embora não tenha nenhum meio orientado para a capacidade C-RAM. Por fim a nível nacional o emprego do sistema C-RAM será sobretudo pontual, circunscrevendo-se a Cimeiras, visitas e acontecimentos que pelo seu carácter se tornem alvos de ameaça de Rocket, Artilharia e Morteiros.
- Os NH-90 no Exército Português: Futuras possibilidadesPublication . Pinto, MárcioO presente trabalho de investigação encontra-se subordinado ao seguinte tema: “Os NH90 no Exército Português: Futuras Possibilidades”. O objectivo é dar a conhecer o novo meio aéreo que equipará o nosso exército, bem como as possibilidades e limitações que comporta. Para uma melhor compreensão por parte do leitor, caracterizamos a tipologia de missões a que se destinam estes helicópteros, modos de emprego e formação das tripulações. O método científico utilizado para a investigação é o método dedutivo, onde se considerou a pesquisa bibliográfica a principal fonte de investigação. A investigação realizada permitiu concluir que os NH90 no Exército Português trarão capacidades tácticas há muito ambicionadas. O acesso à terceira dimensão sem depender de outro ramo, abre um vasto leque de aplicações e possibilidades de emprego, tanto em Operações de Combate como Operações de Resposta a Crise, nomeadamente a capacidade de desenvolver Operações Aeromóveis.