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Authors
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Abstract(s)
A educação em valores é a preocupação central desta comunicação, tanto no que
respeita à formação de professores como no que concerne ao desenvolvimento dos
alunos. A LBSE refere a necessidade de os professores possuírem skills referentes a
matérias da especialidade do seu grupo de docência mas aponta também para a
existência de competências na área da formação pessoal e social adequadas ao exercício
das diferentes funções e papeis a desempenhar na profissão docente. Subentende-se a
existência de um professor sábio nos diferentes níveis do conhecimento, em que o
saber-estar pressupõe o meta-conhecimento só construído pela maturidade do saber.
Existem alguns obstáculos a ter em consideração ao ser iniciado um programa de
educação em valores para docentes.
Preconizamos como metodologia do processo de aquisição e desenvolvimento
de valores pelos alunos um equilíbrio entre a doutrinação e a clarificação. Este
equilíbrio tem por base a convicção de que os valores têm que ser ensinados pelos
educadores, quer sejam pais ou professores, mas também deverá ser realizado um
processo de assumpção por parte dos alunos. Este processo pressupõe interacção
dinâmica e dialéctica entre professores e alunos e os seus pais e/ou encarregados de
educação.
Desempenhando um papel não menos importante, encontramos os Auxiliares de
Acção Educativa, uma vez que o seu contacto com os alunos é relevante. Estamos
convictos que estes profissionais, pelo seu modo de ser e estar, influenciam, positiva ou
negativamente, o desenvolvimento de valores nos alunos.
O processo valorativo ou de valoração - isto é, o processo de aquisição e
desenvolvimento dos valores - deve ser desenvolvido e vivido em todas as áreas
curriculares, quer se trate do currículo formal, do informal e, ainda, do currículo oculto.
O processo de valoração tem que estar expresso e clarificado no Projecto Educativo de
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Escola, no Projecto Curricular de Escola, no Regulamento Interno e de forma
concretizada no Plano Anual de Actividades e nos diferentes Projectos Curriculares de
Turma, para que toda a comunidade educativa saiba quais são os valores desejados,
ensinados aos alunos, vividos e assumidos por toda a comunidade.
Para alcançar este objectivo a escola tem, também ela, de expressar de forma
clara e inequívoca, para além dos valores que pretende ensinar e viver com os seus
alunos, as metodologias, estratégias e técnicas que propõe para os ensinar. Na
clarificação realizada, as estruturas de coordenação educativa e de supervisão
pedagógica existentes na escola desempenham tarefa relevante na identificação do
ideário escolar decorrente do ideário nacional. O processo de valoração também tem
que ser real nas interacções entre a escola e o meio envolvente.
Description
Keywords
Educação em Valores Avaliação Valores Processo valorativo Formação de professores