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- A composição corporal, o vo2máx. e o estilo de jovens do Ensino SuperiorPublication . Leal, João; Calvo, Tomás; Sanchez Miguel, Pedro; Menayo Antúnez, Ruperto; Cervelló Gimeno, EduardoEste estudo teve como propósito caracterizar os elementos da amostra relativamente à sua composição corporal, através do índice de massa corporal e da percentagem de massa gorda, à capacidade cardiorrespiratória, aos hábitos alimentares e de consumo de tabaco, índices de prática de actividade física e verificar se existiam relações estatisticamente significativas entre estas variáveis. Métodos: decorreu em 2006 e 2007 e foi realizado no município de Beja, cidade do Sul de Portugal. Foi utilizada uma amostra constituída por 183 alunos que frequentavam no ano lectivo 2006/07 o 1º ano dos cursos existentes numa instituição do ensino superior, com idades compreendidas entre 18 e 40 anos. Através de um questionário, da prova de Astrand e da técnica da bioimpedância eléctrica obtivemos os resultados que nos permitiram atingir os objectivos pretendidos. Utilizámos o programa Bodygram para a obtenção dos dados relativos ao índice de massa corporal e à percentagem de massa gorda e o programa SPSS versão 14.0, para realizar a análise descritiva dos dados, uma análise de variância e ainda uma análise correlacional. Resultados: Verificámos que 62,8% dos elementos da amostra apresentavam valores de percentagem de massa gorda acima do recomendado e que 55,7% obtiveram valores de VO2máx. muito baixos. Verificámos também que 61,7% não se consideravam sujeitos activos no que se refere à prática de actividade física regular, apresentando-se esta variável correlacionada com o VO2máx. (p=0,01). Conclusões: Pudemos concluir que a maioria dos elementos da nossa amostra apresentava baixos índices de adesão à prática da actividade física, deficiente capacidade cardiorrespiratória e valores elevados no que se refere à percentagem de massa gorda. A prática da actividade física revelou-se correlacionada positivamente com a capacidade cardiorrespiratória. É necessária a implementação de campanhas mais eficazes de combate à obesidade e de sensibilização para a prática regular da actividade física e de bons hábitos alimentares.
- Arquivo e Medição da Web PortuguesaPublication . Gomes, Daniel; Miranda, JoãoNacional. O projecto visa preservar a informação publicada na Web para as gerações vindouras à semelhança do que é feito com as publicações impressas nacionais. A disponibilização de serviços eficientes de pesquisa e análise da informação arquivada é essencial para que o Arquivo se torne uma ferramenta usada por todos os cidadãos. Em Fevereiro de 2008 realizou-se a primeira recolha da Web portuguesa, tendo sido realizadas medições quantitativas. Segundo os resultados obtidos, a Web portuguesa é constituída pelo menos por 56 milhões de conteúdos, o que corresponde a 2,8 TB de informação.
- Revista: Politécnica nº16Publication . Vários, autores
- Revista: Psicologia Educação e Cultura (2008,XII,2)Publication . Vários, autores
- Revista: Politécnica nº15Publication . Vários, autores
- Qualidade do ensino e prevenção do abandono e insucesso escolares nos 2º e 3º ciclos do ensino básico: o papel das áreas cuurriculares não disciplinares (ACND): relatório do projecto 2006-2008Publication . Bettencourt, Ana Maria; Guimarães, Fátima; Pinto, Jorge; Caeiro, Tiago
- Para a descrição da plurifuncionalidade de ainda quePublication . Costa, Ana LuísaIn order to describe the semantic plurifunctionality of ainda que, the following aspects must be taken into consideration: (i) its distribution, in contrast with other concessive connectors, (ii) the contexts in which it occurs with an ambiguous interpretation, and (iii) the conditions enabling the setting of its semantic value. In this article, the array and distribution of the concessive connectors of European Portuguese is described, which enables singling out ainda que as a particular case, given its structural complexity. An analysis is proposed for the contexts in which the ambiguity of this connector arises and the conditions facilitating its interpretation are identified. Finally, it is defended that the contrastive study of concessive connectors in European Portuguese favors a hypothesis of representation of these units in the lexicon in terms of features.
- Polimorfismos do Gene da Paraoxonase Humana e Risco de Doença CoronáriaPublication . Mendonça, MI; Reis, RP; Freitas, AI; Sousa, AC; Pereira, A; Faria, P; Gomes, S; Silva, B; Santos, N; Serrão, M; Ornelas, I; Freitas, S; Araújo, JJ; Brehm, A; Cardoso, AAIntrodução: As doenças complexas como a doença das artérias coronárias (DAC), a hipertensão e a diabetes, são usualmente causadas pela susceptibilidade individual a múltiplos genes, factores ambientais e pela interacção entre eles. As enzimas da paraoxonase humana (PON), particularmente a PON1, têm sido implicadas na patogenia da aterosclerose e da DAC. Dois polimorfismos comuns na região codificante do gene, com substituição Glutamina (Q) /Arginina (R) na posição 192 e Leucina /Metionina na posição 55 influenciam a actividade da PON1. Vários estudos têm investigado a associação entre os polimorfismos da PON1 e a DAC, com resultados contraditórios. Objectivo: 1- Avaliar a associação dos polimorfismos da PON1 com o risco de DAC. 2-Estudar a interacção destes polimorfismos com outros situados em genes candidatos diferentes, na susceptibilidade para o aparecimento da DAC. Material e Métodos: Estudámos em 298 doentes coronários e 298 controlos saudáveis, através de um estudo caso/controlo, o risco de DAC associado aos polimorfismos da PON1, 192Q/R e 55L/M. Numa segunda fase avaliámos o risco das interacções polimórficas PON1 192 RR + MTHFR 1298 AA; PON1 192 R/R + ECA DD; PON1 192 R/R + ECA 8 GG. Finalmente construímos um modelo de regressão logística (no qual entraram todas as variáveis genéticas, ambientais e bioquímicas, que tinham mostrado significância estatística na análise univariada), para determinar quais as que se relacionavam de forma significativa e independente com DAC. Resultados: Verificámos que o genótipo PON1 55 MM tinha uma distribuição superior na população doente mas não atingia significância estatística como factor de risco para DAC. O PON1 199 RR apresentou um risco relativo 80% superior relativamente à população que o não possuía (p=0,04). A interacção da PON1 192 RR e da MTHFR 1298 AA, polimorfismos sedeados em genes diferentes, apresentou um risco relativo de DAC de 2,76 (OR=2,76;IC=1,20- 6,47; P=0,009), bastante superior ao risco de cada polimorfismo isolado, assim como a associação da PON1 RR + ECA DD (com polimorfismos também sedeados em genes diferentes), que apresentou um risco 337% superior relativamente aos que não possuíam esta associação (OR=4,37;IC=1,47- 13,87; P=0,002). Da mesma forma a associação entre a PON1 RR e ECA 8 GG, revelou um risco ainda mais elevado (OR=6;23; IC=1,67- 27,37; P<0,001). Após modelo de Regressão Logística as variáveis que ficaram na equação representando factores de risco significativos e independentes para DAC, foram os hábitos tabágicos, doença familiar, diabetes, fibrinogénio, Lp (a) e a associação PON1 192 RR + ECA 8 GG. Esta última associação apresentou, na regressão logística, um OR=14,113; p=0,018 Conclusões: O genótipo PON1 192 RR apresentou, se avaliado isoladamente, um risco relativo de DAC 80% superior relativamente à população que não possuía este genótipo. A associação deste polimorfismo com outros polimorfismos sedeados em genes diferentes, codificando para diferentes enzimas e pertencendo a sistemas fisiopatológicos distintos (MTHFR1298 AA, ECA DD e ECA 8 GG), aumentou sempre o risco de eclosão da DAC. Após correcção para os outros factores de risco clássicos e bioquímicos, a associação PON1 192 RR + ECA 8 GG, continuou a ser um factor de risco significativo e independente para CAD.
- Papéis e competências dos professores de enfermagem:Publication . Mestrinho, Maria de GuadalupeEste artigo refere-se a uma fase de investigação mais vasta que pretende conduzir à compreensão de papéis e competências dos professores de enfermagem, enquanto enfermeiros e professores, fundamentados em valores que orientam o profissionalismo docente (1). Trata-se de um estudo de caso assente numa análise indutiva de situações circunscritas contextual e temporalmente. No contínuo metodológico do estudo, a recolha de dados realizou-se através de entrevistas semi-estruturadas a professores com responsabilidades a diferentes níveis do processo formativo dos enfermeiros (docentes com cargos de gestão científica; coordenação de cursos; regência ou colaboração em unidades curriculares teóricas, teórico-práticas e práticas) e também pela técnica de observação a professores de enfermagem em sala de aula, onde cada participante se considerou um caso no contexto da investigação. O quadro de análise, nesta fase, perspectiva uma check list de competências que se apoia nos dados das entrevistas, da observação e no confronto, na cultura europeia, com um conjunto de workshops da FINE (2), revelando-se assim, um referencial de competências para os professores de enfermagem.
- A caracterização de contextos como prática de autoformação do investigador :Publication . Barbosa, Luis Marques; Lopes, Carla Pereira; Serrano, João ManuelA problemática que se desenvolve neste texto procura responder a duas necessidades. Primeira: alargar o conceito de “Investigação-Acção” para “investigação-Acção/Formação”. Segunda: demonstrar que a extensibilidade anterior pode ser conseguida ao criar-se um regime de complementaridade metodológica entre a Investigação-Acção/Formação e certos procedimentos típicos da Grounded Theory. Porquê porém as preocupações anteriores? Porque o carácter auto-formativo da InvestigaçãoAcção é demasiado interveniente nas decisões de pesquisa, sem que disso muitas vezes se tenha a noção, e porque a subjectividade que os investigadores colam às práticas de inferenciação com que desenvolvem as suas metodologias não garante justas leituras do real. Recorrendo à análise de um processo de investigação em curso procura demonstrar-se: primeiro que efectivamente quem investiga e age impõe, a si e aos actores com quem trabalha, um processo formativo que interfere com a adequada leitura da realidade que se analisa; segundo, que o recurso às técnicas hermenêuticas de analisar os dados seguidas nas metodologias da Grounded Theory aligeiram os processos formativos anteriores e colocam os investigadores mais perto da efectiva realidade.
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