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Authors
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Abstract(s)
Este artigo refere-se a uma fase de investigação mais vasta que pretende conduzir Ă
compreensĂŁo de papĂ©is e competĂȘncias dos professores de enfermagem, enquanto enfermeiros e professores, fundamentados em valores que orientam o profissionalismo docente (1).
Trata-se de um estudo de caso assente numa anålise indutiva de situaçÔes circunscritas
contextual e temporalmente.
No contĂnuo metodolĂłgico do estudo, a recolha de dados realizou-se atravĂ©s de entrevistas semi-estruturadas a professores com responsabilidades a diferentes nĂveis do processo formativo dos enfermeiros (docentes com cargos de gestĂŁo cientĂfica; coordenação de cursos; regĂȘncia ou colaboração em unidades curriculares teĂłricas, teĂłrico-prĂĄticas e prĂĄticas) e tambĂ©m pela tĂ©cnica de observação a professores de enfermagem em sala de aula, onde cada participante se considerou um caso no contexto da investigação.
O quadro de anĂĄlise, nesta fase, perspectiva uma check list de competĂȘncias que se apoia nos dados das entrevistas, da observação e no confronto, na cultura europeia, com um conjunto de workshops da FINE (2), revelando-se assim, um referencial de competĂȘncias para os professores de enfermagem.
Description
Keywords
PapĂ©is dos professores de enfermagem Referencial de competĂȘncias
Citation
Pensar Enfermagem, Vol. 12 N.Âș 2 2Âș Semestre de 2008
Publisher
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem