Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

PapĂ©is e competĂȘncias dos professores de enfermagem:

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2008_12_2_2-12(2).pdf345.11 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo refere-se a uma fase de investigação mais vasta que pretende conduzir Ă  compreensĂŁo de papĂ©is e competĂȘncias dos professores de enfermagem, enquanto enfermeiros e professores, fundamentados em valores que orientam o profissionalismo docente (1). Trata-se de um estudo de caso assente numa anĂĄlise indutiva de situaçÔes circunscritas contextual e temporalmente. No contĂ­nuo metodolĂłgico do estudo, a recolha de dados realizou-se atravĂ©s de entrevistas semi-estruturadas a professores com responsabilidades a diferentes nĂ­veis do processo formativo dos enfermeiros (docentes com cargos de gestĂŁo cientĂ­fica; coordenação de cursos; regĂȘncia ou colaboração em unidades curriculares teĂłricas, teĂłrico-prĂĄticas e prĂĄticas) e tambĂ©m pela tĂ©cnica de observação a professores de enfermagem em sala de aula, onde cada participante se considerou um caso no contexto da investigação. O quadro de anĂĄlise, nesta fase, perspectiva uma check list de competĂȘncias que se apoia nos dados das entrevistas, da observação e no confronto, na cultura europeia, com um conjunto de workshops da FINE (2), revelando-se assim, um referencial de competĂȘncias para os professores de enfermagem.

Description

Keywords

PapĂ©is dos professores de enfermagem Referencial de competĂȘncias

Citation

Pensar Enfermagem, Vol. 12 N.Âș 2 2Âș Semestre de 2008

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem

CC License