CI - INEGI – Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial
Permanent URI for this community
O INEGI é uma Instituição de interface entre a Universidade e a Indústria vocacionada para a realização de Actividade de Inovação e Transferência de Tecnologia orientada para o tecido industrial. Nasceu em 1986 no seio do Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (DEMEGI) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Com a figura jurídica de Associação Privada sem Fins Lucrativos e com o estatuto de «Utilidade Pública», assume-se como um agente ativo no desenvolvimento do tecido industrial Português e na transformação do modelo competitivo da indústria nacional.
www.inegi.up.ptBrowse
Browsing CI - INEGI – Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial by Issue Date
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Análise de viabilidade técnica e económica de execução do chassis traseiro em compósitoPublication . Martins, MarquesA realização deste relatório surge no seguimento de uma proposta efectuada ao INEGI para análise da viabilidade técnica e económica de execução do chassis traseiro em material compósito. Esta análise será realizada com recurso a modelos de simulação numérica das soluções desenvolvidas pelo INEGI. Resumidamente, o trabalho incluirá algumas tarefas, tais como: • Análise do modelo CAD recebido; • Análise do peso da estrutura original. • Desenvolvimento do conceito e criação do modelo CAD adaptado. • Cálculo estrutural da geometria/materiais originais e output de esforços; • Selecção de novos materiais; • Compilação das condições fronteira; • Cálculo estrutural da geometria original em material compósito e análise de esforços; • Modelação de uma geometria optimizada em material compósito; • Cálculo estrutural da geometria optimizada em material compósito, • Realização de relatório técnico. Pretende-se que, no final deste trabalho, existam dados conducentes à produção de um chassis em material compósito e que este cumpra os requisitos associados à segurança e funcionalidade. Pretende-se também conseguir um output em termos de vantagens: ⎫ Reduzir o peso; ⎫ Reduzir as assemblagens e tempo alocado às mesmas; ⎫ Eliminar a colocação de isolamento térmico e acústico, ⎫ Reduzir custo.
- Projeto DesAIR, seus objetivos e principais resultadosPublication . Cristovao, Claudia; Gomes, Rui; Correia, NunoO projeto DesAIR teve como principal objetivo o de explorar a aplicação e utilização de um material natural, reciclável e renovável, como o é a cortiça, em componentes para aeronaves privadas e comerciais. Assim este projeto visou desenvolver soluções compósitas integrando diferentes materiais que respondam aos requisitos da indústria aeronáutica e que, em simultâneo, sejam sustentáveis, devendo essas soluções ser competitivas com as soluções atualmente utilizadas e antecipar futuros desenvolvimentos do estado da arte. Para tal o projeto foi estruturado contemplando diversas fases consecutivas que se iniciaram com um necessário processo de estudos preliminares o que possibilitou a definição das especificações técnicas a alcançar e consequentemente, através do deficitário entre estes, a aquisição de novos conhecimentos e para um adequado desenvolvimento de soluções fiáveis e inovadoras. Na sequência dessas fases tornou-se então possível proceder à construção do demonstrador do projeto, protótipo, e à indispensável realização da fase de testes e ensaios que, pela sua natureza, possibilitam a validação dos desenvolvimentos alcançados e como tal a medição do grau de sucesso do consórcio.
- O projeto inTRAIN, seus objetivos e principais resultadosPublication . Cristovao, Claudia; Mimoso, Pedro; Correia, NunoO projeto inTRAIN foi um projeto de Investigação e Desenvolvimento de componentes para interiores ferroviários que teve como principal objetivo encontrar soluções inovadoras, desenvolvidas pela indústria nacional, para os interiores de comboios suburbanos focada na integração de materiais e tecnologias eco-eficientes, user-friendly e com design inovador. O inTRAIN contou com financiamento do QREN, no âmbito do Programa Operacional Fatores de Competitividade - COMPETE, e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Este projeto foi promovido por um consórcio de empresas constituído pela SETsa; Active Space Technologies; Almadesign; INEGI; ISQ; Optimal Structural Solutions; e Spin.Works. Contou também com o apoio da EMEF e das empresas ERT, FORBO e CLIMAR.
- PROJETO ADIRA - TOPMAT - Modularidade, Standardização e Design-for-X - Resultados de casos de estudoPublication . Baptista, António J.; Peixoto, Daniel; Alves, Tiago; Lourenço, Emanuel; Pereira, João Paulo; Brito e Faro, Tiago; Santos, João PauloO presente documento insere-se no Projeto TOPMAT no âmbito da Aquisição e Desenvolvimento de Competências (Atividade 3) e tem como principal objetivo apresentar e divulgar os desenvolvimentos e resultados técnico-científicos inovadores obtidos no aprofundar de capacidades no domínio da modularidade, desenvolvendo casos de estudo que permitam perceber quais os aspetos mais relevantes e úteis de cada metodologia e métrica para auxiliar ao desenvolvimento de máquinas ADIRA. Na vertente da modularidade foram aplicadas metodologias que fazem uso do DSM (Design Structure Matrix), permitindo desenvolver índices e métricas para avaliar e comparar equipamentos, permitindo assim definir um rumo de desenvolvimento que fortaleça os aspetos mais positivos e minore as desvantagens. A inovadora Metodologia DfX – Design-for-eXcellence, desenvolvida pelo INEGI é apresentada com vista à sua aplicação e demonstração nos casos de estudo ADIRA, reforçando assim a aplicabilidade desta metodologia e proveito possível para o tipo de equipamentos a desenvolver pela ADIRA. A nova metodologia está alicerçada, como previsto nos objetivos do projeto, na abordagem modular de sistemas complexos e permite agregar a análise e avaliação simultânea de diferentes domínios de projeto (design).
- PROJETO TEGOPI GUINCHO ABERTOPublication . Moita, Nuno; Teixeira da Silva, Jorge; Baptista, António J.; Tiago, Alves; Pereira, João Paulo; Gomes, João; Massa, Rodrigo; Vilas Boas, TiagoA globalização da indústria originou mercados muito competitivos em praticamente todas as áreas de atividade, onde, a dos sistemas de elevação de grande porte não é exceção. Desta forma as empresas têm que se tornar cada vez mais flexíveis de modo a poderem competir entre si, e em última instância, a poderem sobreviver. Uma das estratégias para alcançar a desejada flexibilidade, que se traduz por exemplo em permitir reduzir prazos de entrega ao cliente, consiste em aplicar um elevado número de componentes normalizados (standardizados) e os mesmos formarem módulos individuais facilmente intermutáveis no equipamento global. Por outro lado, o desenvolvimento de bens de equipamento mais ecoeficientes, tem-se revelado como uma prática cada vez mais corrente por parte das empresas, permitindo a conceção de bens de equipamentos com uma contribuição a nível de impacte ambiental cada vez mais reduzida para as mesma características funcionais, melhorando consequentemente o respetivo desempenho ambiental ao longo do seu ciclo de vida. O presente documento tem como principal objetivo promover a divulgação dos principais resultados alcançados no âmbito do Projeto TEGOPI SA – Guincho Aberto sobre o qual foram utilizadas duas metodologias de desenvolvimento do produto inovadoras no projeto do novo Sistema de Elevação de Grande Porte, Modularidade e o EcoDesign, permitindo à TEGOPI SA destacar-se com o seu novo produto no mercado em que opera.