APDIS - Artigos Científicos
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- APDIS : passo a passo até à rede de informaçãoPublication . Hungria, Maria Amélia
- APDIS : uma associação (também) vossaPublication . Imperatori, Maria Justina
- Fontes de Informação em Biomedicina : da simples Meta-Search à personalisável PubMedPublication . Leitão, Rosário BarbosaA necessidade de actualização científica encaminha cada vez mais os clínicos para o uso da Internet. Contudo, o elevado número de fontes de informação em biomedicina, levanta o problema de selecção e interrogação das bases apropriadas. Este artigo tem como objectivo orientar o utilizador na escolha de “sítios” fidedignos, incentivando-o à realização das próprias pesquisas através de indicações simples e concisas. Começando por se abordar metodologias básicas de pesquisa através da Meta-Search, apresentam- se filtros sucessivos de crivagem para apagar o “ruído” de informação pouco relevante. Privilegia-se o enquadramento e a focagem na Medline através da interface PubMed, diferenciando a consistência e a precisão de resultados da linguagem controlada do Medical Subject Heading quando comparada com a linguagem natural. Entre outras vertentes, dá-se especial destaque ao uso do My NCBI para personalizar um espaço na PubMed, não só para guardar equações de pesquisa que permitam a posterior Difusão Selectiva de Informação (DSI) mas também para ajustar os resultados a determinadas preferências de visualização. As sugestões apresentadas, enfatizam a necessidade de utilizar técnicas rigorosas de pesquisa, para que os resultados obtidos abram uma oportunidade de mais e melhor conhecimento.
- As bibliotecas da saúde e os seus profissionaisPublication . Miguéis, AnaTodos sabemos que a sociedade em que vivemos se encontra fortemente marcada pelo desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias. Estas tecnologias, em particular a utilização generalizada e massificada da Internet, preconizaram profundas mudanças nas últimas décadas, não só económicas, mas também sociais, e têm tido um enorme impacto no exercício profissional dos bibliotecários e no âmbito das instituições de saúde em que trabalham. O sector da saúde é, por outro lado, um dos sectores em que emergem e se ampliam novas necessidades de competências profissionais. É, ainda, um dos sectores que emprega mais profissionais com formação superior e avançada, o que determina uma melhoria quantitativa e qualitativa do emprego a nível global no país. É esta uma área em permanente e intensa inovação, o que reforça a competitividade do nosso país, através de actividades de investigação e desenvolvimento científico e tecnológico. Estas actividades requerem um esforço partilhado por múltiplos agentes institucionais e individuais, entre os quais podemos considerar os bibliotecários. É neste ambiente de multiplicidade, de desenvolvimento e de inovação que pretendemos reflectir sobre o papel que desempenham os bibliotecários e as bibliotecas da saúde, encarados numa perspectiva comum de evolução, tendo em conta as tendências que se adivinham. Que competências e que perfis estão em desenvolvimento? De que bibliotecários necessita a Sociedade da Informação, em particular o sector da saúde? Qual o papel que os bibliotecários podem desempenhar face às mudanças que se impõem e às resistências e limitações que os rodeiam? O que é que as bibliotecas da saúde, e os seus profissionais, em particular, podem fazer para melhorar a sua acção? Qual o papel de cada um de nós e que projecto defender pelo conjunto que todos constituímos? Como manter o trilho herdado, que nos dá a nossa identidade, e rumar ao futuro? Muitas são as questões, as dúvidas, as incertezas no que respeita ao nosso futuro, enquanto profissionais e sobre as quais é importante reflectir. Este não é um tema novo nas Jornadas que a APDIS tem realizado ao longo dos anos da sua existência, mas é um tema que, em nosso entender, tem a ver com o nosso percurso profissional e, como tal, nunca será demais reflectir sobre ele. E é isso a que nos propomos nos próximos minutos, sem que tenhamos qualquer outra veleidade que apenas a de nos debruçarmos sobre alguns dos desafios que se colocam.
- ESTeSL dá continuidade ao projecto de formação no Instituto Médio de Saúde do Bengo (Angola)Publication . Antunes, Maria da Luz
- 12ª Conferência EAHIL, 2010Publication . Meira, Margarida; Clamote, EmíliaEmbora o evento da 12ª Conferência EAHIL se tenha realizado há mais de seis meses, ainda não foi possivel à APDIS dar como encerrada esta iniciativa, especialmente no que diz respeito à parte financeira, embora já situações relacionadas com pequenos valores. Na próxima Assembleia Geral da APDIS, já teremos certamente, o apuramento final da conferência e daremos a conhecê-lo aos associados Entretanto, foi elaborado um pequeno relatório sobre a organização da conferência e resolvemos publicá-lo no Ponto de Encontro, dividido em duas partes.
- Estudo de implementação da metodologia Balanced Scorecard (BSC) na Biblioteca-CDI da Faculdade de Medicina da Universidade de LisboaPublication . Clamote, EmíliaNo âmbito da participação na Formação em Gestão Pública – FORGEP, ministrada pelo INA para dirigentes da Administração Pública, frequentado no último ano, foi feito um estudo de implementação da Metodologia Balanced Scorecard (BSC) aplicada ao Plano Estratégico 2010-2012 da Biblioteca-CDI da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o qual se pretende partilhar. No grupo de trabalho que integrei, a escolha da Instituição a analisar incidiu sobre a Biblioteca da FMUL, facto que me agradou de imediato pela oportunidade que me foi proporcionada de analisar a minha Instituição, durante os três meses em que decorreu a formação, elaborando um trabalho final segundo a perspectiva conjunta dos 5 elementos do grupo, provenientes de diversas Instituições com diferentes experiências de trabalho. A partilha desta experiência, parece-me oportuna não só por existirem ainda poucos trabalhos desta natureza aplicados a bibliotecas, mas principalmente pelas vantagens que a implementação do BSC poderá trazer à nossa realidade. Porquê a utilização da Metodologia Balanced ScoreCard?
- Bibliotecário virtual em saúde : um profissional sem fronteirasPublication . Santos, Andreia Silva; Biruel, Elisabeth; Pereira, Teresa AvalosA área da saúde possui uma grande gama de informação disponível em vários tipos de suportes documentários, bem como, inúmeras fontes de informação em Ciências da Saúde. Encontrar um meio de aproximar à prática assistencial dos profissionais da saúde à produção científica e técnica é um grande desafio a ser vencido. Neste sentido diante dos novos desafios propostos, o objetivo deste estudo é refletir sobre as contribuições que o Bibliotecário, embasado no conceito da Literácia da Informação, especificamente na área da saúde, pode trazer ao processo de busca e acesso a informação.
- Bibliotecário na área da saúde : multiplicador da prática baseada em evidênciaPublication . Biruel, Elisabeth; Pinto, Rosemeire RochaO objetivo do estudo foi identificar na prática profissional do bibliotecário que atua na área da saúde a possibilidade de aplicar os preceitos da Medicina Baseada em Evidência MBE como estratégia para desenvolver a autonomia e instrumentalizar o pesquisador para encontrar respostas que o possibilitem tomar decisões baseado em evidência no âmbito da saúde, além de apontar uma nova competência para o Bibliotecário, como formador na modalidade não formal de educação. Os relatos foram levantados a partir do conteúdo postado no fórum de três cursos a distância, cuja proposta foi capacitar profissionais da área da saúde oferecendo subsídios para locali zar, acessar e analisar criticam ente a informação científica, disponíveis nas principais fontes de informação em saúde. A análise do conteúdo identificou a necessidades de cursos de formação continuada para desenvolvimento de novas competências para o bibliotecário da saúde. Com aplicação dos preceitos da MBE durante o curso ob servou se que esta abordagem atende as expectativas, no que diz respeito a melhoria da qualidade dos serviços prestados por estes profissionais e a possibilidade de assumir o papel de multiplicador da prática baseada em evidência.
- Desafios e contribuições das áreas da Informação e da comunicação para a cooperação internacional em saúdePublication . Ferreira, Patrícia; Freitas, Ana; Ferreira, Maria AméliaA Cooperação Internacional no Ensino Superior na área da Saúde tem vindo a promover o acesso a informação técnico-científica para a qualificação dos profissionais de saúde, com vista à prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). A estratégia africana para a saúde, o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS-CPLP) (1) e outros documentos estratégicos relativos às Global Health Partnerships (2) contemplam, actualmente, as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) de forma transversal ao desenvolvimento dos sistemas de saúde e à formação dos profissionais de saúde. Acrescem também a tecnologia como meio de criação e sustentabilidade de redes de partilha de conhecimento que suportam a capacitação dos recursos humanos da sáude, aspeto com particular relevância nos países “em desenvolvimento”. Em Portugal, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) constituem exemplos de entidades promotoras de projectos de cooperação de ensino superior em Saúde, nos quais as TIC têm um papel transversal em acções de capacitação em Saúde, como é o caso dos projectos apoiados por estas instituições e executados pelo Centro de Educação Médica da U.Porto (Programa EDULINK e IPAD, PIC2008 - 2010 e PIC 2011-2013).