RDIPB - D-SA - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing RDIPB - D-SA - Dissertações de Mestrado by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Acidentes de trabalho na indústria transformadora de rochas ornamentais da região de Pero Pinheiro: proposta de um instrumento de recolha de dadosPublication . Nunes, RogérioA presente dissertação aborda através de uma análise exploratória experimental transversal os acidentes de trabalho na indústria de transformação de rochas ornamentais na região de Pero Pinheiro no concelho de Sintra, em Portugal. O estudo tem como principal objectivo propor um modelo de questionário para recolha de dados e análise de acidentes de trabalho. Versou sobre uma amostra de conveniência de casos de acidentes de trabalho caracterizando-os, identificado causas e sugerindo medidas preventivas. O ensaio do instrumento revela uma comunidade industrial com uma insípida cultura de segurança onde a concepção fatalista dos acidentes de trabalho ainda impera.
- Baleizão:aldeia amiga das pessoas idosasPublication . Rosa, Luis Manuel PereiraO projeto que realizámos: “Baleizão – Aldeia amiga das pessoas idosas”, tem como inspiração o “Guia Global das Cidades Amigas das Pessoas Idosas” (2009). Pretendemos construir um projeto de intervenção comunitária em função das necessidades identificadas no “Diagnóstico de Saúde” efetuado na localidade de Baleizão (2010), definindo estratégias de forma a motivar o envolvimento da comunidade na construção deste projeto de saúde, uma vez que a intervenção comunitária tem como finalidade a resolução de problemas e a promoção das potencialidades de uma comunidade através de uma ação concertada entre vários agentes e a própria comunidade local, favorecendo assim a proximidade e implicando a comunidade na tomada de decisão e desenvolvimento de atividades orientadas para a obtenção de ganhos em saúde. É portanto um projeto de parcerias. O objetivo do projeto é estimular o envelhecimento ativo, através da criação de condições de saúde, participação e segurança, que proporcionem apoio e capacitação, reforçando a qualidade de vida durante o processo de envelhecimento, ao criar ambientes urbanos que permitam que as pessoas idosas se mantenham ativas, gozem de saúde e continuem a participar na vida social da sua comunidade. A abordagem ao projeto deve ser envolvente de forma a fomentar a participação ativa dos idosos em todo o seu processo, recolhendo opiniões acerca dos problemas manifestados pelos mesmos: que problemas existem? O que pode ser feito para melhorar? Aproveitando acima de tudo a vastíssima experiência e sabedoria que os idosos detêm, fornecendo sugestões de mudança na implementação do projeto. Existem cinco áreas de intervenção que considerámos importantes desenvolver: Espaços exteriores e edifícios (ambiente limpo, acessibilidade, zonas de descanso,…); Participação social (fomentar a integração na comunidade,…); Apoio Comunitário e serviços de saúde (oferta, adaptada aos idosos, …); Respeito e inclusão social (partilha nas escolas, reconhecimento pela comunidade, inclusão económica,…); Habitação (modificações segundo o grau de dependência).
- Empoderamento da pessoa com Diabetes tipo 2Publication . Pena, Maria Teresa Beja Pereira Ferreira
- O enfermeiro como gestor do regime medicamentoso do idoso: projeto de intervenção em saúde comunitáriaPublication . Palma, Cristina Maria Alves
- Quedas nos idosos: do risco à prevençãoPublication . Palma, Cidália SantosPrevenir quedas e suas consequências nos idosos integrados na Equipa de Cuidados Continuados Integrados. Método: estudo descritivo e transversal, com abordagem quantitativa, realizado aos utentes com 65 e mais anos de idade, integrados na Equipa de Cuidados Continuados Integrados de S. Brás de Alportel. A amostra coincidiu com a população alvo que corresponde a 62 idosos. A colheita de dados foi realizada com recurso à consulta dos processos individuais dos utentes. Foi preenchida a escala de Morse para avaliação do risco de queda, identificado historial de quedas e fraturas e existência de fatores de risco frequentemente associados às quedas nos idosos. Resultados: predominância do sexo feminino. A faixa etária dos 80-89 anos de idade comporta 56.7% da população. Relativamente à presença de fatores que potenciam o risco de queda: 45.2% da população consome psicofármacos; 75.8% apresenta diminuição da acuidade visual e 45.2% da acuidade auditiva. Quanto ao historial de quedas e fraturas no último ano: 41.9% dos idosos sofreram pelo menos uma queda; das 55 quedas ocorridas, 21.8% resultaram em fratura. Relativamente ao historial de quedas e fraturas ao longo de todo o ciclo vital: 48.4% dos idosos apresentam antecedentes de fratura e 86.7% destas foram consequência de queda. Pela análise dos resultados identificados na escala de Morse verificou-se que 66.1% da população apresenta baixo risco de queda e 11.3% risco elevado. Conclusão: Os resultados identificados remetem para a necessidade de implementação de um projeto comunitário de promoção de saúde com intervenção sobre os fatores de risco. Estando no âmbito das funções do enfermeiro em saúde comunitária a implementação de programas de intervenção comunitária dirigidos às necessidades reais das populações desenhou-se o projeto “Quedas nos idosos: do risco à prevenção” no sentido de prevenir as quedas nos idosos assim como as suas consequências.
- Promover o equilíbrioPublication . Cabrita, Maria de Fátima GuerreiroIntrodução: As quedas nos idosos são dos principais eventos que levam a consequências físicas e psíquicas para além de contribuírem para o aumento dos encargos económicos e sociais. Para a prevenção é necessário investir na segurança através da avaliação e gestão de risco de quedas. Este trabalho incide sobre cuidados de enfermagem para melhoria da segurança do idoso na comunidade. Objetivo: Prevenir quedas das pessoas idosas admitidas numa Equipa de Cuidados Continuados Integrados Domiciliários. Método: Estudo de diagnóstico de saúde das pessoas com 65 e mais anos admitidas na Equipa de Cuidados Continuados Integrados Domiciliário. Para a recolha dos dados utilizou-se a escala de Morse aplicada aos 53 utentes que se inseriram nos critérios de inclusão. Os dados foram analisados com recurso ao programa Statiscal Package for the Social Sciences (versão 17.0). Desenhou-se em seguida um projeto de intervenção na comunidade, para a prevenção de quedas na população idosa admitida numa Equipa de Cuidados Continuados Integrados Domiciliários. Resultados: Salienta-se que 86.8% da amostra apresenta risco de queda. Dos quais 49.1% tem um perfil de risco baixo e 37.7% apresentam risco elevado. Apenas 13.2% foram tipificados sem presença de risco. Estes resultados fundamentam a necessidade de construir um programa de enfermagem para prevenção de quedas na pessoa idosa. Conclusão: Os idosos da ECCI estão sujeitos a determinados fatores que a literatura caracteriza como representantes de risco de quedas, os quais podem ser minimizados ou eliminados através da implementação de medidas preventivas de gestão de risco e promoção da segurança da pessoa idosa na comunidade.
- Saúde para todos: relatório de projeto de intervenção em saúde mental na comunidadePublication . Rocha, Orlando José Santos
- Implementação dos NACJRPublication . Lima, Maria"O presente trabalho de projecto enquadra-se na problemática dos maus tratos a crianças e jovens em risco e tem como objectivo implementar, a nível dos Centros de Saúde do Agrupamento do Alentejo Litoral (ACESAL), o Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NACJR). O desenvolvimento de um projecto de intervenção sobre crianças e jovens em risco em todos os Centros de Saúde e Hospitais com atendimento pediátrico do Serviço Nacional de Saúde deu início à concepção de uma Rede de Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco. Posteriormente, o projecto obteve um novo estatuto e uma alteração à sua dinâmica, ao ser concebida a Acção de Saúde para Crianças e Jovens em Risco, dando seguimento ao trabalho desenvolvido. Contudo, foi sentida a necessidade de conciliar o desenvolvimento da “Acção” com o modelo organizativo da reforma dos Cuidados de Saúde Primários. O desenvolvimento de um trabalho desta natureza prende-se com a necessidade imperiosa de operacionalizar a intervenção ao nível dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) como entidades de primeiro nível na identificação, na sinalização e no encaminhamento/resolução desta problemática tão emergente na actual conjuntura social. O seu desenvolvimento foi direccionado para a enfermagem comunitária, enquanto objecto de estudo centrado numa abordagem sistémica. É de salientar o reconhecimento e a importância do papel do enfermeiro na integração de grupos de trabalho desta natureza como elemento “pivô” para a sua consecução, assumindo, de acordo com o seu Código Deontológico, o dever de conhecer as necessidades da população, participando e orientando nas respostas para os problemas de saúde encontrados, colaborando com a equipa multidisciplinar em programas que respondam assertivamente às necessidades detectadas nessa mesma comunidade. A sua elaboração tem como objectivo desenhar, segundo a Metodologia do Projecto, a implementação e operacionalização dos NACJR no ACESAL."
- Visitação domiciliária à puérpera e ao recém-nascido do concelho de TaviraPublication . Pacheco, Maria José NunesA alta hospitalar precoce tornou-se uma prática generalizada. A maioria das mulheres regressa ao domicílio 48h após o parto. Este curto período de internamento releva-se insuficiente para a aquisição de competências com vista ao desempenho desta nova e exigente tarefa – “ser mãe”. Para responder a esta necessidade, alguns serviços começam a explorar formas alternativas de assegurar cuidados materno-infantis após a alta hospitalar. A visita domiciliária impõe-se, nesta etapa do ciclo de vida da mulher e da criança, como uma “ferramenta” importante de prestação de cuidados de enfermagem e vigilância de saúde no pós-parto. Este projecto de intervenção comunitária: “Implementação da visitação domiciliária à puérpera e ao recém-nascido do Concelho de Tavira” surge para dar resposta a uma lacuna importante detectada no apoio comunitário, que emergiu do diagnóstico de situação de saúde das grávidas residentes no concelho de Tavira, efectuado em Maio de 2010, no âmbito do 1º CPLEEC da ESS_IPB. Tem como finalidade promover a parentalidade e o desenvolvimento de competências para a autonomia nos cuidados ao recém-nascido, contribuindo para a melhoria da saúde e bem-estar das puérperas, recém-nascidos e respectivas famílias.
- Viver com hipertensão arterial e adesão ao regime terapêutico: intervir para prevenirPublication . Pinto, Ana Paula Parreira Palmeirinha