Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Visitação domiciliária à puérpera e ao recém-nascido do concelho de Tavira

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PROJECTO MESTRADO FINAL.pdf1.32 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A alta hospitalar precoce tornou-se uma prática generalizada. A maioria das mulheres regressa ao domicílio 48h após o parto. Este curto período de internamento releva-se insuficiente para a aquisição de competências com vista ao desempenho desta nova e exigente tarefa – “ser mãe”. Para responder a esta necessidade, alguns serviços começam a explorar formas alternativas de assegurar cuidados materno-infantis após a alta hospitalar. A visita domiciliária impõe-se, nesta etapa do ciclo de vida da mulher e da criança, como uma “ferramenta” importante de prestação de cuidados de enfermagem e vigilância de saúde no pós-parto. Este projecto de intervenção comunitária: “Implementação da visitação domiciliária à puérpera e ao recém-nascido do Concelho de Tavira” surge para dar resposta a uma lacuna importante detectada no apoio comunitário, que emergiu do diagnóstico de situação de saúde das grávidas residentes no concelho de Tavira, efectuado em Maio de 2010, no âmbito do 1º CPLEEC da ESS_IPB. Tem como finalidade promover a parentalidade e o desenvolvimento de competências para a autonomia nos cuidados ao recém-nascido, contribuindo para a melhoria da saúde e bem-estar das puérperas, recém-nascidos e respectivas famílias.

Description

Dissertação de mestrado em Saúde comunitária, orientada por Sandra Xavier, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde.

Keywords

Visita domiciliária Cuidados materno-infantis Pós-parto

Citation

Pacheco, M. J. N. (2012). Visitação domiciliária à puérpera e ao recém-nascido do concelho de Tavira.(Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License