Browsing by Author "Vasconcelos, Maria da Conceição de Matos Pereira Ventura de"
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- O impacto da pandemia no desenvolvimento da linguagem e fala. Perceção das terapeutas da fala de equipas locais de intervenção precocePublication . Vasconcelos, Maria da Conceição de Matos Pereira Ventura de; Rosário, Carlos doEste trabalho permitiu-nos conhecer a perceção das terapeutas da fala sobre o impacto da pandemia Covid-19 no desenvolvimento da fala e linguagem. As várias teorias de como aprendemos a falar e o quão importante é esse marco para outras etapas do desenvolvimento. Nele abordámos a temática da Intervenção Precoce, as áreas que a influenciam, a sua implementação em Portugal. Elencámos os modelos teóricos de referência. Demos enfase à intervenção centrada na família. Referimos também os contextos de desenvolvimento em condições adversas, sendo a pandemia de Covid-19 uma condição adversa. Relacionámos a teoria de Bronfenbrenner, no seu modelo Bio ecológico, em que ele considera que o desenvolvimento ocorre numa hierarquia de cinco sistemas com níveis progressivamente mais abrangentes, são eles: o microssistema, o mesossistema, o exossistema, o macrossistema e o cronossistema, todos estes sistemas foram afetados com a pandemia de Covid-19 o que, consequentemente, teve repercussões no desenvolvimento e comportamento das crianças. Para este estudo utilizámos dois instrumentos um inquérito e uma entrevista semiestruturada.
- Intervenção precoce/formação parental: duas dinâmicas na redução de riscosPublication . Vasconcelos, Maria da Conceição de Matos Pereira Ventura de; Ferreira, Isabel SilvaA família é o principal pilar da sociedade. As recentes mudanças ocorridas nesta estrutura e as mudanças sociais conduzem a novos desafios para o desempenho das funções parentais. “São muitos os autores bem como os trabalhos de investigação que têm evidenciado claramente que as oportunidades para um bom desenvolvimento estão, fundamentalmente, dependentes do contexto familiar no qual a criança cresce.” Coutinho, (2004, p. 55). Também os contributos teóricos da psicologia, nomeadamente nas áreas da conjugalidade, da parentalidade, dos estilos parentais, dos padrões e estilos de vinculação, com o encorajamento dado pelos estudos sobre a plasticidade da natureza humana; reforçam a nossa convicção para a necessidade de intervir precocemente. Na Intervenção Precoce as práticas centradas na família, colocam as famílias num papel central na tomada de decisões, criando oportunidades de aprendizagem para a criança, nos contextos de vida diária. Os pais são informados, aconselhados e orientados, com o objectivo de fortalecer o conhecimento e as capacidades parentais promovendo o desenvolvimento da criança. Desejamos, essencialmente, criar nos pais um sentimento de responsabilidade, envolvência e partilha, sensibilizando-os para a mudança, de forma a sentirem-se responsáveis pelos filhos. O contributo da Educação Parental a este nível é fundamental se considerarmos que a qualidade das experiências vivenciadas na família é fulcral para que a criança se desenvolva de forma equilibrada e harmoniosa. Tentámos responder à questão: Os pais de crianças em risco ambiental ou familiar poderão diminuir esse risco se foram alvo de um programa de formação parental? Muitas vezes, estas famílias em risco social são encaminhas para Programas de Formação dos quais nunca irão fazer uso, nem em proveito próprio nem em proveito da comunidade em que estão inseridas. Daí a nossa aposta na Formação Parental como uma mais-valia na dinâmica familiar, na educação dos filhos e na prevenção de factores de exclusão. Os modelos vivenciados em casa são repetidos e vão passando de pais para filhos, sem que se faça uma reflexão sobre os mesmos. Estabelece-se um ciclo que se aparenta determinista, mas que não tem, necessariamente que se perpetuar no tempo. Cremos que, um Programa de Formação Parental bem estruturado pode alterar comportamentos, atitudes e ser a alavanca que muitas famílias necessitam para o sucesso dos seus filhos e para o seu próprio êxito. Palavras-chave: Família; Vinculação; Intervenção -precoce; Formação Parental; Risco ambiental; Risco familiar.