Browsing by Author "Ulundo, Rita Rosa Chipanga"
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- Os Concursos Públicos de Admissão de Professores no Sector da Educação em AngolaPublication . Ulundo, Rita Rosa Chipanga; Santos, José Rebelo dosO objetivo geral deste estudo é entender o processo de realização dos concursos públicos de admissão no sector da educação em Angola. Dada a pertinência do tema apresentado sobre a realização dos concursos públicos de admissão de professores no sector da educação em Angola, quando na verdade a realidade do mercado de trabalho é marcada pela precariedade contratual, novas formas atípicas de contrato de trabalho, elevados índices de desemprego, crise no emprego jovem, entre outras variáveis exógenas a ela associada, a constante dinâmica do mercado de emprego e das sociedades, não obstante a existência de novas formas de contratação trazidas pelo momento pandémico a que se vive, optou-se por estudar esta temática. Assim, a principal motivação para este estudo visa compreender que mecanismos são usados pelo sector de educação, na realização dos concursos públicos de admissão de professores em Angola, sendo este, de acordo fontes do instituto nacional de estatística de Angola (INE, 2020), o sector da educação é um dos sectores públicos que mais emprega em Angola. A metodologia utilizada no estudo corresponde a uma abordagem de natureza qualitativa, sendo a informação recolhida através de inquéritos por entrevista aplicados a uma amostra de conveniência de seis professores como parte interessada de todo o processo de acesso e ingresso, dois técnicos sénior afetos à materialização e operacionalização de todo o processo de concursos públicos de admissão de professores em Angola, e à diretora nacional do referido sector em Angola. O tratamento de dados baseia-se em análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostram que o instrumento que serve de guia para a materialização e operacionalização do complexo e difícil processo de realização de concursos públicos de ingresso de professores em Angola é o Termo de Referências, blindado por um conjunto de diplomas legais para o efeito. Para colmatar as atuais dificuldades enfrentadas pelos profissionais do sector da educação que materializam o processo, recomenda-se que se migre do atual sistema manual e ultrapassado da realização destes concursos, para um sistema mais modernizado, tecnológico, automatizado e digital.