Browsing by Author "Trindade, Isabel Alexandra Gamito Gomes"
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- As mudanças organizacionais nos serviços de apoio de uma instituição de ensino superior politécnico: estudo de casoPublication . Trindade, Isabel Alexandra Gamito Gomes; Marques, Maria AméliaAs rápidas mutações a que as sociedades atuais estão sujeitas são consequência do aumento da complexidade e dinamismo do ambiente envolvente, o que obriga as instituições, independentemente do seu cariz público ou privado, a adaptar o seu estilo de gestão e as metodologias de trabalho, para conseguirem sobreviver. Contudo, a mobilidade e a flexibilidade gestionária no setor público encontram-se delimitadas, quer pelas políticas públicas, quer pela legislação associada, colocando constantemente ao gestor público desafios acrescidos, nomeadamente constrangimentos de ordem política, social e legal. O setor público português também tem vindo a “ensaiar” novos modelos de gestão pública que não podem ser dissociados das tendências ao nível do quadro internacional em que Portugal se insere, o que implicou alterações, não só ao nível das estruturas e dos instrumentos de gestão como também ao nível da gestão de recursos humanos. (Araújo J. , 2007, Fonseca e Carapeto, 2009). Também o Ensino Superior público português, como resposta aos novos contextos e exigências nacionais e transnacionais, tem sofrido profundas transformações, das quais as decorrentes do Processo de Bolonha e a publicação do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), são as mais evidentes. O presente trabalho tem como objetivo geral conhecer as mudanças organizacionais nos serviços de apoio de uma Instituição de Ensino Superior (IES), do subsistema Politécnico decorrentes da publicação do RJIES. Como objetivos específicos propusemo-nos caracterizar a instituição e as suas opções estratégicas, caracterizar os serviços de apoio e as mudanças ocorridas a este nível e analisar a perceção dos dirigentes sobre as mudanças nos serviços. Do ponto de vista metodológico, optámos por uma abordagem de natureza qualitativa, estudo de caso, pelas características e contexto do objeto de estudo, pois a escolha de determinado caso tem por base, não apenas o desejo do investigador de aprender com ele, mas porque também aprenderá sobre outros casos. (Stake, 2012) Assim, realizámos uma análise documental, inquérito por entrevista a cinco pessoas que ocupam posições de chefia na organização e mobilizámos a observação participante. Concluímos que a instituição esteve atenta à envolvente externa, tendo, após a publicação do RJIES, procurado realizar mudanças organizacionais adequadas ao novo contexto e capacitando os seus trabalhadores ao longo do processo. Contudo, as mudanças, que ocorreram desfasadas no tempo, não foram interpretadas e interiorizadas por todos os intervenientes do mesmo modo, o que conduziu à existência de debilidades, abrindo deste modo um espaço de melhoria organizacional.