Browsing by Author "Trindade, Carla"
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- Desenvolvimento da oralidade e da linguagem no Ensino Básico: uma experiência no 1º ano do 1º CEBPublication . Trindade, Carla; Barone, AntónioO presente Relatório Final, intitulado Desenvolvimento da Oralidade e da Linguagem no Ensino Básico: Uma experiência no 1ºano do 1ºCEB está associada à unidade curricular, P.E.S. - Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do ensino Básico. A temática selecionada foca o desenvolvimento da oralidade em contexto de sala de aula colocando em prática atividades com o objetivo de promover e colmatar as fragilidades observadas. Com esta finalidade, fundamento teoricamente este trabalho com a revisão de literatura acerca do objeto de estudo: a compreensão e a produção oral, elementos impulsionadores de um maior sucesso nos atos de ensino e aprendizagem. As metodologias utilizadas para a investigação optam por uma abordagem qualitativa por meio da observação direta e da análise das atividades realizadas a partir da literatura consultada. A observação participante permitiu recolher os dados pretendidos para a realização do presente relatório, embora as planificações realizadas coloquem a Oralidade em segundo plano devido à necessidade de transmitir conhecimentos e a preocupação perante a escrita. No entanto, a revisão da literatura vem reforçar a importância da temática salientando as estratégias a utilizar e o papel que o professor deverá desempenhar relativamente à Oralidade. Conclui-se que a área curricular selecionada contempla potencialidades na integração com as restantes áreas de conteúdo, mas também que o professor deve desempenhar um papel que salvaguarde a existência das interações socias no contexto de sala de aula.
- Influência dos programas de educação sobre o sono de crianças e adolescentes: revisão integrativaPublication . Trindade, Carla; RAMOS, Ana LúciaObjetivo: Identifi car na literatura a infl uência de programas educativos de sono, no sono dos lactentes, crianças e adolescentes. Métodos: Estudo de revisão integrativa, através de pesquisa na base de dados bibliográfi cas online Pubmed® e no agregador de base de dados EBSCOhost®, com os descritores de pesquisa selecionados, no período de outubro a novembro de 2018, para responder à pergunta norteadora: Qual a infl uência dos programas educativos de sono, no sono dos lactentes, crianças e adolescentes quando aplicados? Os critérios de inclusão foram: artigos científi cos, disponíveis em texto integral, nos idiomas português ou inglês, relativos a estudos primários, empíricos, de abordagem quantitativa, publicados entre 2013 e 2018. Resultados: Foram seguidos os passos do modelo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), atendendo aos critérios de inclusão. Foram selecionados 93 artigos e, após a leitura do título e resumo, bem como a identifi cação da resposta à pergunta norteadora, a amostra fi nal integra 8 artigos. Conclusão: Os resultados da revisão integrativa evidenciam que existe uma infl uência positiva no sono quando aplicados programas de educação sobre o sono em todas as faixas etárias. Foram descritas vantagens na sua aplicação em articulação com outros métodos, para a melhoria do sono das crianças e adolescentes. A implicação destes resultados para a Enfermagem é que o enfermeiro poderá ter uma atuação relevante na implementação e no desenvolvimento efetivo de programas de educação relativamente a esta problemática.
- Triagem em Pediatria uma Opção: Canadian Pediatric Triage and Acuity ScalePublication . Gomes, Ana Rita; Trindade, Carla; Vaz, Francisco; Trigo, RuteOs Enfermeiros da Unidade de Urgência Pediátrica sentiram necessidade de aprofundar conhecimentos sobre triagem pediátrica, especificamente sobre a Canadian Pediatric Triage and Acuity Scale (CPTAS) para compre-ender a metodologia deste sistema de triagem; conhecer os seus pressupostos; reconhecer a pertinência do recurso a modificadores de 1.ª e 2.ª ordem na triagem em pediatria; identificar as especificidades da triagem pediátrica e demonstrar competências na utilização e potencialidades do programa.