Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1023.1 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório Final, intitulado Desenvolvimento da Oralidade e da Linguagem
no Ensino Básico: Uma experiência no 1ºano do 1ºCEB está associada à unidade
curricular, P.E.S. - Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em
Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do ensino Básico. A temática selecionada foca o
desenvolvimento da oralidade em contexto de sala de aula colocando em prática
atividades com o objetivo de promover e colmatar as fragilidades observadas. Com
esta finalidade, fundamento teoricamente este trabalho com a revisão de literatura
acerca do objeto de estudo: a compreensão e a produção oral, elementos
impulsionadores de um maior sucesso nos atos de ensino e aprendizagem.
As metodologias utilizadas para a investigação optam por uma abordagem qualitativa
por meio da observação direta e da análise das atividades realizadas a partir da
literatura consultada. A observação participante permitiu recolher os dados
pretendidos para a realização do presente relatório, embora as planificações
realizadas coloquem a Oralidade em segundo plano devido à necessidade de
transmitir conhecimentos e a preocupação perante a escrita. No entanto, a revisão da
literatura vem reforçar a importância da temática salientando as estratégias a utilizar
e o papel que o professor deverá desempenhar relativamente à Oralidade.
Conclui-se que a área curricular selecionada contempla potencialidades na
integração com as restantes áreas de conteúdo, mas também que o professor deve
desempenhar um papel que salvaguarde a existência das interações socias no
contexto de sala de aula.
Description
Keywords
Ensino Básico Oralidade Linguagem Socialização