Browsing by Author "Teixeira, Carlos"
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- HELICOPTER PILOT ROSTERING ON/OFF SCHEDULE SCHEME IN ANGOLA OIL AND GAS OFFSHORE INDUSTRYPublication . Teixeira, Carlos; Quadros, RuiNa indústria de petróleo e gás, os trabalhadores são transportados principalmente por helicóptero de terra para/de alto mar. O trabalho varia de 45 a 90 minutos de tempo de voo para cada segmento de perna. Com uma atividade de rotina onde o período de carga de trabalho das tripulações de voo muitas vezes varia, até 12 horas de período de serviço e um máximo de 8 horas de voo. Durante os voos, os pilotos são expostos a diversas condições de trabalho que causam fadiga física e psicológica. Este estudo de pesquisa tem como objetivo avaliar a exposição de pilotos de helicóptero à vibração de corpo inteiro (VCI) e ao ruído sonoro como principal causa de fadiga e a idade como factor secundário. No sentido de cumprir com o objetivo do estudo de investigação, foi seleccionada, oportunisticamente, uma amostra dimensional de 50 pilotos, de uma população situada no país de Angola, sendo uma do sexo feminino e 49 do sexo masculino. É uma amostra não probabilística de conveniência composta por uma única empresa. A metodologia empregue foi uma questionario voluntário online. Realizado por meio de um estudo correlacional com delineamento transversal realizado online e foi compilado a partir de diversas questões relacionadas aos factores humanos. Em termos de resultados, o autor gostaria de enfatizar a exposição de outros efeitos externos que também teriam contribuído para o cansaço dos pilotos. No entanto, para este estudo, eles foram negligenciados. Os dados recolhidos foram utilizados para desenvolver a análise do melhor esquema de escala de serviço nos operadores aéreos de helicopteros de suporte à industria petroliferica de óleo e gas. Participantes forma pilotos de helicoperos, 97% eram do sexo masculino, 63% com idade inferior a 40 anos, 71% copilotos, 63% tinham licença de piloto comercial e 58% com menos de dez anos de experiência. Escala de rotação de serviço, quando combinados quase 75% consideraram o melhor esquema de rotação entre 21 a 28 dias de serviço (ON) / folga (off). Fadiga afetada o desempenho e alerta degradada relatado por mais de 56%. Acenando ocasionalmente durante o voo a cabeça em 34,8%, mas apenas 21,7% recusaram um voo devido à fadiga.