Browsing by Author "Sousa, Nuno Pereira de"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A gestão das técnicas de dinâmica de grupo em contextos de promoção da saúde: um mapeamento de competênciasPublication . Tinoco, Rui; Sousa, Nuno Pereira de; Cláudio, DéboraO presente artigo pretende sistematizar aspectos no trabalho de educação e promoção da saúde, nomeadamente quando se trata de intervenções em grupo. Num primeiro momento, realçamos a importância da adopção de um modelo da psicologia da saúde que conceptualize os comportamentos sobre os quais pretendemos intervir. De seguida sublinhamos a importância de se saber adaptar dinâmicas de grupo e jogos aos objectivos anteriormente delineados. Entramos de seguida em diversos aspectos que reputamos como cruciais no trabalho com grupos: as competências de dinamizador; as técnicas de aumento de expressividade do grupo, assim como a importância de se manter uma continuidade na intervenção. Chama-se igualmente a atenção para a importância das súmulas e de momentos de reflexão, quer sejam elas realizadas no meio de uma actividade, no seu fim ou ainda para sistematizar aprendizagens em momentos chave da intervenção. Finalmente, chamamos a atenção para a importância de se pensar um programa integrado, em que a intervenção em contexto de sala de aula é complementado por outras dimensões na comunidade.
- PASSE.doc - Manual de Trabalho com Grupos de DocentesPublication . Cláudio, Débora; Tinoco, Rui; Sousa, Nuno Pereira deO presente manual PASSE pretende facultar diversos recursos no sentido de se poder trabalhar com grupos de educadores e professores das escolas aderentes ao programa. Pretende-se inicialmente alertar a comunidade educativa para diversos recursos e sinais de perigo que terá de conhecer. Trata-se não só de apostar na componente formativa, dentro da filosofia PASSE, mas também de promover a melhoria das relações da comunidade educativa com as entidades relacionadas com a saúde, com as instituições afins e outro género de recursos existentes nas comunidades onde se inserem.