Browsing by Author "Sousa, Carla"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A indisciplina na sala de aula: enfoque psicodinâmico nas relações entre professores e alunosPublication . Sousa, Carla; Lopes, JoaquimApesar de não ser um fenómeno recente, a indisciplina na sala de aula é hoje juntamente com a violência, o insucesso e o abandono escolar, um dilema com que as escolas se vêm confrontadas. Sendo identificado ao longo de todo o processo educativo, este fenómeno perturba o processo de aprendizagem dos alunos e gera um ambiente de instabilidade emocional e profissional nos docentes. Existe entre estes um sentimento de impotência e desgaste que conduz muitas vezes a um menor investimento na relação com os alunos. A problemática desenvolvida neste projecto, com o foco na indisciplina na sala de aula, resultou do trabalho desenvolvido no grupo do PES, no âmbito do estágio realizado em Saúde Escolar. Em linhas gerais, destacamos a existência de um clima de tensão e de alguns conflitos entre as díades Professor-Aluno e Aluno-Aluno com a ocorrência de comportamentos de indisciplina, essencialmente de oposição e de ofensa verbal, pelo que se justificava uma intervenção com o grupo participante, com o objectivo de atenuar/reduzir os comportamentos desadequados e desenvolver um clima relacional positivo entre as díades em questão. A metodologia utilizada foi a do trabalho de projecto. Procurámos identificar os comportamentos de indisciplina que ocorrem em sala de aula e caracterizar as perceções de professores e alunos sobre esta questão. Os dados foram recolhidos através da utilização de técnicas de observação direta, análise documental, conversas informais, grupos de discussão e entrevistas semi-estruturadas. Estes permitiram-nos, posteriormente, o estabelecimento de um plano de intervenção, delineado para sete sessões e integrado no Projeto Curricular da disciplina de Cidadania, bem como a realização de um Workshop, com os professores, que proporcionou um espaço de reflexão e partilha de experiências sobre esta temática