Browsing by Author "Sousa, Armando Filipe Alves de"
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- A abrangência nacional da Unidade Nacional de Trânsito e implicações resultantes da subordinação dos destacamentos de trânsito aos comandos territoriaisPublication . Sousa, Armando Filipe Alves deNeste Trabalho de Investigação Aplicada é abordada a temática sobre “A abrangência Nacional da Unidade Nacional de Trânsito e implicações resultantes da subordinação dos Destacamentos de Trânsito aos Comandos Territoriais”. Pretende-se determinar o impacto das alterações à orgânica da Guarda, na intervenção operacional do trânsito, submetido aos Comandos Territoriais e à Unidade Nacional de Trânsito. Propõe-se ainda, identificar as formas de apoio logísticoadministrativo, planeamento, intervenção operacional, coordenação entre os diversos Destacamentos de cada Comando Territorial e a Unidade Nacional de Trânsito. O trabalho encontra-se estruturado em duas partes fundamentais. A primeira assenta na sustentação e enquadramento teórico, baseado na análise da evolução histórica da Brigada de Trânsito e seu conceito operacional. Caracteriza-se ainda nesta parte, a Unidade Nacional de Trânsito, sua origem e organização. A segunda é dedicada ao trabalho empírico, de pesquisa, recolha, tratamento e análise de dados. Foi utilizado o método hipotético dedutivo, definindo e testando hipóteses, com base na revisão bibliográfica, nos inquéritos e entrevistas semi-directivas. Os resultados obtidos permitem afirmar que a subordinação dos Destacamentos de Trânsito aos Comandos Territoriais, traz maior coordenação local devido, essencialmente, à unidade de comando, potenciando a intervenção conjunta de todas as valências da Guarda. Por outro lado existe a perda da capacidade de intervenção, com uniformidade de processos a nível nacional, podendo a médio prazo transformar os Destacamentos de Trânsito em “ilhas” relativamente à valência do trânsito. Perde-se, sem dúvida, o espírito de corpo e a mística que permitem ultrapassar dificuldades e garantem a motivação elevada. A Unidade Nacional de Trânsito constitui-se numa Unidade de sobreposição e de reserva, que deve actuar em complementaridade com os Destacamentos de Trânsito. Motivado pela precocidade da criação deste novo modelo, os dados obtidos carecem de validação em futuras investigações. O estudo foi realizado entre Janeiro e Março de 2009.
