Browsing by Author "Soares, Dhayane Barbosa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os Contributos do Trabalho de Grupo nas Aprendizagens das CriançasPublication . Soares, Dhayane Barbosa; Pinto, JorgeO presente estudo, foi desenvolvido em contexto de estágio, em 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais precisamente numa turma de 3.º ano do Ensino Básico e refletiu um percurso de investigação que explora estratégias de aprendizagens em grupo. Trata-se de perceber de que forma a metodologia do trabalho de grupo contribuiu para as aprendizagens dos alunos. Esta experiência foi centrada no aluno que tem um papel ativo no processo de ensino-aprendizagem. Os principais objetivos desta investigação foram: analisar práticas do trabalho de grupo em sala de aula; compreender como os alunos interagiam entre si; perceber de que forma o trabalho de grupo contribuiu para a aquisição de aprendizagens; fazer um balanço das potencialidades e desvantagens desta metodologia. Este estudo, do ponto de vista metodológico, insere-se numa abordagem qualitativa. Os dados foram recolhidos através de questionários; observação e análise de documentos iniciais aos alunos e à professora titular e à observação dos trabalhos desenvolvidos em grupo. Em termos gerais os dados obtidos revelaram que o trabalho de grupo contribuiu de forma positiva para as aprendizagens dos alunos permitindo desenvolver a cooperação e interação entre os alunos. O estudo possibilitou uma reflexão sobre a metodologia do trabalho de grupo e no papel da aprendizagem cooperativa entre os alunos.