Browsing by Author "Silva, Susana Maria"
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- A divulgação da informação das concentrações de atividades empresariais nas empresas do psi 20 para o período 2009-2012Publication . Silva, Susana Maria; Aleixo, Maria da ConceiçãoAs concentrações de atividades empresariais assumem cada vez mais um papel preponderante na sociedade globalizada. Em Portugal, em ou depois de 1 de Janeiro de 2005 todas as empresas cotadas em bolsa passaram a adotar a International Financial Reporting Standard (IFRS 3) no tratamento contabilístico das concentrações das atividades empresariais, o que impôs também novas exigências ao trabalho de auditoria, nomeadamente na transparência dessa informação. Este estudo tem como principal objetivo analisar o nível de divulgação de informação requerida pela IFRS 3 das empresas que integram o índice PSI 20, no período 2009-2012 e verificar se em termos de Certificação Legal das Contas (CLC) é evidenciado ou não a conformidade nesta matéria. Os principais resultados obtidos revelam um nível reduzido de divulgação de informação no que diz respeito aos itens exigidos pela IFRS 3 e não são evidenciadas inconformidades em termos da Certificação Legal das Contas.
- O ensino do orçamento e as metodologias de ensinoPublication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Aleixo, Maria da Conceição; Silva, Susana Maria; Mata, CarlosAs profundas alterações conjunturais que ocorrem tanto a nível nacional como internacional, obrigam a uma atitude simultaneamente de mudança e aproximação entre as organizações e as instituições de ensino de modo a que as competências adquiridas pelo estudante, respondam às necessidades organizacionais. Nessa perspectiva iremos através de um estudo de caso, recorrendo a um inquérito, a análise do nível da taxa de aprovação e da média final obtida pelos estudantes que constituem a amostra, verificar se existe ou não reconhecimento, acréscimo e consolidação de conhecimentos quando são associadas diferentes metodologias de ensino, no ensino do orçamento. Os resultados obtidos confirmam que a aprendizagem do processo orçamental é reforçada, através da metodologia de ensino baseada na resolução de problemas.
- As metodologias de ensino baseadas na resolução de problemas: o caso de simulação empresarialPublication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Silva, Susana Maria; Aleixo, Maria da ConceiçãoRecorrendo a metodologias de ensino baseadas na resolução de problemas, Simulação Empresarial, na Licenciatura de Contabilidade e Finanças, é uma unidade curricular que faz a integração e consolidação curricular. Para aferir o atingimento dos objetivos da unidade curricular e a auto-avaliação efetuada pelos estudantes, foi-lhes apresentado um inquérito por questionário. Os resultados comparados com os últimos dois anos letivos, evidenciam também o reforço nas áreas de formação da Licenciatura e o atingimento dos objetivos propostos. Todavia, quer o nível de aprovação, situado nos 89%, contra os 100% dos outros anos da comparação, quer a descida da média, mediana e moda em mais de um ponto percentual, faz-nos questionar num trabalho futuro, se houve implicação nestes resultados, a aplicação das novas regras de funcionamento e transição de ano, entradas em vigor em 2012/2013, dado que, quer o corpo docente, quer as condições de funcionamento e avaliação, não sofreram alterações.
- Simulação empresarial: um caso de sucessoPublication . Aleixo, Maria da Conceição; Teixeia, Ana Bela; Silva, Susana MariaO sucesso escolar é uma preocupação nacional e vários autores associam-no ao uso de novas metodologias de ensino e ao recurso às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC). A funcionar no último semestre da Licenciatura em Contabilidade e Finanças, Simulação Empresarial é uma unidade curricular integradora, que recorre ao uso de metodologias de ensino assente em resolução de problemas, em regime de tutoria, associadas às NTIC. Para aferir, o alcance dos objectivos da unidade curricular e a auto-avaliação efectuada, foi apresentado um inquérito por questionário aos estudantes inscritos na mesma nos anos lectivos de 2009/2010 e 2010/2011, que constituem a amostra. Os resultados demonstram que o sucesso da unidade curricular é patente quer pelo nível de aproveitamento e média de aprovação, quer pela avaliação do cumprimento dos objectivos da unidade curricular e auto-avaliação efectuada no final do semestre relativa à evolução dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes em Contabilidade Financeira, Finanças, Orçamentação e Fiscalidade.