Browsing by Author "Silva, Amândio"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ética, Responsabilidade e Participação: A Gestão de Atividades e a Educação para a Cidadania num Estabelecimento Militar de EnsinoPublication . Silva, AmândioOs Estabelecimentos Militares de Ensino representam uma rede ligada ao sistema educativo nacional constituída pelo Colégio Militar, Instituto de Odivelas e Instituto dos Pupilos do Exército diretamente dependentes do Comando de Instrução e Doutrina e do Chefe de Estado-Maior do Exército. No entanto, simultaneamente, cada uma destas instituições surge num contexto histórico completamente díspar e associado a um conjunto de valores e rituais específicos. Neste contexto, em pleno século XXI, observamos um Estado Social marcado por uma decrescente influência na educação dos seus cidadãos que, consequentemente, a par de outros fenómenos, nos conduz a uma crise de valores na sociedade. Nesta, procura-se enquadrar um conceito de cidadania que objetiva integrar os interesses individuais num interesse coletivo com um sentimento de pertença a uma comunidade social. Deste modo, o farol desta investigação visou aferir o contributo do Instituto dos Pupilos do Exército na formação cívica do seus discentes, sendo que, para tal, foi importante identificar os valores transmitidos, o nível de responsabilidade social presente, a sua participação em atividades extracurriculares e o seu relevo na relação com a sociedade civil. A primeira parte deste trabalho demonstrará a metodologia e procedimentos adotados para a realização da investigação. Posteriormente é consolidada a base teórica que sustenta o trabalho de campo consequente. Esta base teórica assenta numa visão sociológica do processo educativo, do conceito de cidadania e do novo Estado Social em que vivemos para, de seguida, apresentar os vários Estabelecimentos Militares de Ensino, a sua resenha histórica e as peculiaridades associadas a cada uma no âmbito da formação ministrada. A terceira fase envolve a explicitação e a sistematização dos procedimentos a utilizar na realização dos inquéritos por entrevista dirigidos a determinadas personalidades que, em última fase, representam o trabalho de campo realizado. A quarta fase do estudo consubstancia a apresentação dos resultados dos inquéritos por entrevista, a sua análise e discussão para, seguidamente, dar abertura a uma análise SWOT relativa ao objeto de estudo. Por fim, são relacionadas todas as variáveis em estudo de modo a tecer conclusões que cumpram os objetivos estabelecidos inicialmente. Deste modo, conclui-se uma forte vocação do Instituto dos Pupilos do Exército para a formação cívica dos seus discentes numa perspetiva histórica, pela sua vocação atribuída aquando do nascimento da República Portuguesa, estrutural, pelos vários órgãos e atividades que desenvolvem rumo a este objetivo, cultural, pela cultura organizacional assente em valores como a disciplina, responsabilidade social, participação cívica, iniciativa e integridade de caráter.