Browsing by Author "Sarmento, Manuela"
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- Avaliação de desempenho a partir das competênciasPublication . Mendes, João de Sousa; Sarmento, ManuelaA avaliação de desempenho é uma tarefa chave na gestão de pessoas porque dela decorrem consequências importantes para a atracção, retenção, motivação e desenvolvimento dos trabalhadores nas organizações. Com base na actual bibliografia sobre esta matéria, nos actuais modelos de avaliação utilizados nas polícias portuguesas e europeias e na administração pública portuguesa construiu-se um modelo de avaliação de desempenho para a Polícia de Segurança Pública Portuguesa, a partir das competências. Para o processo de avaliação de desempenho, a análise dos resultados permite concluir que há três modelos de avaliação de competências, agrupadas em sete dimensões estratégicas, para cada uma das classes profissionais (trinta e três competências para a classe de agentes, trinta e duas competências para a classe de chefes e trinta e quatro competências para a classe de oficiais).
- Gestão do conhecimento e E-CRMPublication . Sarmento, Manuela; Rosinha, António Palma
- A importância da gestão de competências nas organizaçõesPublication . Mendes, João de Sousa; Sarmento, ManuelaO presente artigo tem por objectivo analisar as competências que um individuo possui ou pode desenvolver no contexto do trabalho, no âmbito do saber do saber-fazer e do saber-ser. A avaliação do desempenho esta directamente relacionada com as competências do indivíduo, permitindo definir quais as competências necessárias para a execução das tarefas num posto de trabalho. O recrutamento e selecção ode indivíduos para a organização baseiam-se nas competências necessárias para a execução das tarefas, que devem ser desempenhadas com rigor eficiência, eficácia, por forma a produzir satisfação do trabalhador e consequente aumento da produtividade. Nesta perspectiva, desenvolvem-se os actuais conceitos e opiniões sobre competências, assim como os principais modelos associados a temática da gestão do conhecimento. Também se analisam as comunidades de pratica, onde o conhecimento e criado e partilhado dentro das organizações e desenvolvem-se as competências emocionais, que actualmente são um requisito importante no activo das organizações.