Browsing by Author "Santos, Ricardo"
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- Alocação de Recursos na Saúde, Aspectos ÉticosPublication . Santos, Ricardo; Comissão de Ética para a Saúde
- Desenvolvimento de um Modelo Teórico–Conceptual para Implementação de Veículos Elétricos: Estudo de Caso do Exército PortuguêsPublication . Santos, Ricardo; Reis, João Carlos Gonçalves dos; Kazanecka, Aneta; Nowakowska, MartaRESUMO (PORTUGUESE): O tema “veículos elétricos” está cada vez mais presente na sociedade Portuguesa e no mundo empresarial em geral. Nesse sentido, será relevante que os Estados possam acompanhar os desenvolvimentos tecnológicos e que se preparem para a implementação deste tipo de mobilidade elétrica. O Exército Português não é exceção e, por esse motivo, decidimos dar os primeiros passos no desenvolvimento de um modelo teórico–conceptual para implementação de veículos elétricos. O modelo desenvolvido tem por base a literatura existente e foi validado empiricamente numa unidade militar do Exército Português. Desta forma, esta investigação visa preencher uma lacuna existente na literatura, uma vez que, pelo que temos conhecimento, é a primeira vez que se desenvolve um modelo de implementação de veículos elétricos nas Forças Armadas Portuguesas. Estudos futuros podem refinar o modelo existente, ou adaptar o modelo desenvolvido para organizações idênticas e que pretendam dar os primeiros passos neste domínio de investigação. ABSTRACT (ENGLISH): The theme “electric vehicles” is increasingly present in the Portuguese society and in the business world in general. In this regard, it will be relevant for States to be able to monitor technological developments and to prepare for the implementation of this type of electric mobility. The Portuguese Army is no exception and, for this reason, we decided to take the first steps in the development of a theoretical–conceptual model for the implementation of electric vehicles. The developed model is based on the existing literature and it was validated empirically in a military unit of the Portuguese Army. Thus, this investigation aims to fill a gap in the literature, since, as far as we know, this is the first time that a model for the implementation of electric vehicles in the Portuguese Armed Forces has been established. Future studies can refine the model presented in this article, or even adapt the conceptual model for identical organizations that intend to take the first steps in this field of research.
- A influência militar da Inglaterra na crise de 1383-85 em PortugalPublication . Santos, RicardoO presente Trabalho de Investigação Aplicada, intitulado: “A Influência militar de Inglaterra na crise de 1383-85 em Portugal”, tem como principal objetivo identificar a importância do papel da nova escola militar Inglesa na crise em Portugal. A identidade histórica de uma nação deve ser de conhecimento e orgulho de todos os seus habitantes. Procura-se, aqui, contribuir para o conhecimento da História militar de Portugal, fazendo um estudo da nova escola militar inglesa desde o seu surgimento e aplicações, até ao seu papel na crise de 1383-1385 em Portugal. Este trabalho está estruturado em três partes. Na primeira encontra-se uma introdução que apresenta o relatório científico. Aqui são levantadas questões, hipóteses de resposta e objetivos de estudo. Numa segunda parte faz-se um levantamento documental e a consulta de diversas obras de literatura, fazendo análise de conteúdo. Na última parte, tiram-se as conclusões e confirma-se ou infirmam-se as hipóteses levantadas na primeira parte, respondendo igualmente às questões levantadas. As questões central e derivadas foram desenvolvidas para responder à questão de partida e para atingir os objetivos propostos. Quanto à metodologia, procedeu-se a uma análise cronológica e comparativa de diversas obras. No século XIV assistiu-se ao surgimento de uma nova escola militar sendo Inglaterra a sua principal impulsionadora. As lições que aprendeu ao longo dos seus conflitos levaram ao aperfeiçoamento de técnicas e táticas principalmente direcionadas para combater a escola militar Francesa, mais conservadora. Dos principais aspetos inovadores destacam-se: a valorização da infantaria contra a cavalaria, onde agora cerradas formações de homens apeados eram capazes de aguentar a poderosa carga de cavalaria. O estudo e a preparação do terreno, com a criação de obstáculos para retardar, desarticular e canalizar as forças inimigas. Por fim destaca-se o emprego de fogos em massa contra o inimigo na sua passagem pelos obstáculos. A influência desta nova escola militar permitiu a Portugal vencer diversos conflitos contra Castela que ameaçava a independência nacional. Em Aljubarrota o papel desta influência permitiu obter uma vitória contra um inimigo muito superior em homens e equipamentos.
