Browsing by Author "Santos, Eduardo Jorge Prezado dos"
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- Plano de Negócios: Projeto Topoeste Cabo Verde, Unipessoal, Lda.Publication . Santos, Eduardo Jorge Prezado dos; Pimentel, LuísA realização do presente plano de plano de negócios foi submetida como requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Gestão e Estratégia Empresarial e tem como premissa a implementação de uma empresa, cuja atividade principal é a importação de produtos alimentares de Portugal para Cabo Verde, mais concretamente para a região do Barlavento. A empresa de seu nome Topoeste, Cabo Verde, Unipessoal, Lda será uma filial da empresa que o autor gere em Portugal e irá atuar nos mercados das ilhas de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau. Dos vários produtos com potencial de exploração, apenas iremos trabalhar com 4 produtos (batata, cebola, cenoura e pera rocha), uma vez que a comercialização de outros produtos, nomeadamente produtos frescos, iria resultar em investimentos avultados que poderiam, numa fase inicial, comprometer a saúde financeira da empresa. A realização deste projeto pretende demonstrar o potencial desta ideia de negócio, através da identificação de alguns dos fatores económicos e sociais do mercado alvo, que contribuem para a viabilidade do projeto, nomeadamente: a procura superior à oferta, a carga fiscal reduzida, o apoio ao IDE, a ausência de conflitos políticos, religiosos e raciais e o crescimento económico de Cabo Verde. De forma a elaborar um projeto, corretamente, fundamentado e estruturado, foi necessário utilizar uma metodologia bem definida. Deste modo, procedeu-se à realização de uma análise pormenorizada de todas as envolventes, que impactaram a viabilidade do negócio. Inicialmente, para compreender o meio de atuação, procedeu-se a uma análise do meio envolvente, posteriormente através da análise S.W.O.T, identificou-se as oportunidades e ameaças que a empresa irá encontrar, assim com as suas forças e fraquezas. Por último, realizou-se uma análise interna à empresa, que permitiu identificar os fatores críticos para o sucesso e as vantagens competitivas que a mesma possui face ao mercado de atuação. Tendo como pressupostos os dados obtidos na análise interna e externa, delineou-se, recorrendo à matriz de Ansoff, a estratégia de penetração. As conclusões obtidas, das referidas análises, permitiram estabelecer as estratégias de desenvolvimento, políticas de implementação, requisitos de implementação e marketing.