Browsing by Author "Santos, Cristiane"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- ESTIMULAÇÃO CORPORAL EM BEBÊS – EM DESTAQUE OS OBJETOSPublication . Pereira, Ana; Sadoyama, Adriana; Neto, Augusto; Santos, Cristiane; Borges, Neila; Paula, MaristelaO objetivo deste estudo é analisar as expressões e reações corporais observadas em bebês na Educação Infantil em situações de estimulação por meio de objetos diversos. É uma pesquisa de campo, exploratória, composta por planejamento, intervenção, observação e registros em caderno de campo, com uma turma de berçário do CMEI da cidade de Goiandira/GO. A análise qualitativa dos dados aponta para a interação das crianças com os objetos, a reação diante de obstáculos/desafios e experiências de sucesso, bem como para a repercussão desses fazeres nas relações entre as próprias crianças e os adultos presentes. A experiência pedagógica indica a necessária reelaboração das propostas de trabalho partindo de um projeto interdisciplinar para potencializar as linguagens nesse período da vida humana.
- O TRATO COM O TEMA “INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA” NOS PROCESSOS FORMATIVOS E METODOLÓGICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFCATPublication . Pereira, Amanda; Sadoyama, Adriana; Neto, Augusto; Santos, Cristiane; Borges, Neila; Paula, MaristelaO estudo refere-se à “inclusão da pessoa com deficiência na escola” nos processos formativos e metodológicos do curso de Educação Física (EF) da Universidade Federal de Catalão (UFCAT. O objetivo é investigar como os professores de EF têm pensado, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, o trato com o tema inclusão da pessoa com deficiência na escola. A pesquisa contou com o delineamento qualitativo descritivo-explicativo, em que foram aplicados questionários aos professores de EF da UFCAT. Como resultados e conclusão da pesquisa percebemos que os limites do curso para ampliar o alcance das ações no campo da inclusão na escola estão ligados à falta de participação dos alunos e ao envolvimento nos espaços formativos do curso.