Browsing by Author "Santos, Ana Rita Cardoso dos"
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- Implementação e certificação de um sistema de gestão de qualidade na MRG Equipav Engenharia e Construção SAPublication . Santos, Ana Rita Cardoso dos; Amaro, Ana Cristina dos Santos; Morais, Maria Georgina da Costa TamborinoO presente relatório de estágio pretende apresentar o desafio de implementar e certificar de um sistema de gestão da qualidade. Pretende-se, com recurso a um exemplo real, apresentar as razões que levam uma organização a implementar e certificar um sistema de gestão da qualidade e quais as dificuldades sentidas e a contextualização teórica da problemática da qualidade. Para implementar um sistema de gestão da qualidade, a organização identificou os processos, e respetivos procedimentos, de acordo com os requisitos da NP EN ISO 9001:2008 – Sistemas de Gestão da Qualidade: Requisitos, com vista à certificação do seu sistema de gestão da qualidade.
- Proposta de rebranding à marca portuguesa Clarim: um contributo histórico e cultural ao seu paísPublication . Santos, Ana Rita Cardoso dos; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesNuma sociedade cada vez mais emergente onde a instantaneidade, atualidade e mudança fazem parte, foi escolhida uma marca com potencial histórico e cultural para apresentar uma proposta de rebranding, a qual foi objeto para o desenvolvimento do vigente projeto de investigação. Face à identificação de oportunidade na recuperação da identidade visual na marca escolhida, a Clarim – uma marca tipicamente portuguesa -, que contém um vínculo fortemente presente na memória histórica e cultural do seu país, esta proposta pretende desenvolver uma nova linguagem visual, disruptiva, dinâmica e autêntica sem se desassociar da sua tradição histórica, honrando o seu percurso de há mais de 50 anos na casa de todos os portugueses. Este projeto visa apresentar o processo pelo qual uma marca desta natureza poderia submeter-se e assim reavivar-se. Numa perspetiva de valorização e relançamento, desenvolveu-se um conjunto de critérios, etapas e desafios que melhor pudessem responder às exigências atuais, não só do ponto de vista do mercado contemporâneo como do seu público-alvo. A metodologia adotada utilizou uma pesquisa e recolha de dados profunda e diversa, com recurso a estudo de casos e suportada pelo Modelo Representativo do Processo de Análise e Conceção de Marcas, com o objetivo de sintetizar e analisar os elementos visuais das marcas abordadas ao longo do projeto. Todo este processo foi extremamente enriquecedor, não só a nível literário e prático, como nos mais diversos desafios comunicacionais e na apreensão de toda a sua potencialidade. Contribuiu para um conhecimento mais amplo e pragmático no que diz respeito ao processo que uma marca deve seguir para se adaptar e preparar-se para as exigências e desafios da atualidade.