Browsing by Author "Santana, Pedro"
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- Marcas de calçado Português: guia para a internacionalizaçãoPublication . Santana, Pedro; Queiroga, Ana PaulaO objetivo central desta dissertação é a elaboração de um guia para a internacionalização das marcas de calçado português, simples e apelativo e que integre os aspetos determinantes reconhecidos por marcas de calçado português com sucesso no seu processo de internacionalização. Colocaram-se inicialmente algumas questões de pesquisa e apresentou-se a problemática em análise. Após a revisão da literatura foi possível construir um modelo de análise que integrou 16 proposições de pesquisa em alinhamento também com as questões inicialmente colocadas. Dado o caris exploratório do estudo, optou-se por uma metodologia qualitativa assente em cinco entrevistas semiestruturadas efetuadas aos CEO’s de cinco marcas de calçado português com sucesso no seu processo de internacionalização. A análise dos resultados assentou na técnica “Analise de Conteúdo” (Bardin 2006) através da qual foi possível identificar um conjunto de características comuns às diferentes marcas consideradas essenciais no seu processo de internacionalização. A partir destes resultados foi possível construir o guia para a internacionalização que integra quatro fases essenciais, subdivididas em treze etapas. Apesar das limitações reconhecidas ao nível do número de entrevistados e do tempo a elaboração da presente dissertação considera-se ser esta uma primeira abordagem a este tema, reconhecendo-se a importância de dar continuidade a estudos dirigidos às marcas que permitam a recolha de indicadores estatísticos de desempenho e à comparação da evolução da sua performance ao longo do processo de internacionalização, comparar o modelo português com o espanhol e italiano e estudos específicos sobre os principais mercados de destino e mercados emergentes.
- Modelo de gestão por competências suportado no SAMMFA: cargos para oficial superior da MarinhaPublication . Santana, PedroContributos para a implementação de um modelo de gestão de recursos humanos, no contexto das Forças Armadas Portuguesas, depara se, no desenrolar da década de 2020, com o desafio de contrariar a tendência crescente das taxas de abandono. O problema surge quando causas de natureza interna, associadas ao desempenho de funções pouco atrativas para o individuo ou expectativas pessoais se encontram desalinhadas com o percurso profissional gerido pela organização. Este estudo explora, na perspetiva bilateral da organização e dos indivíduos, de que forma a Marinha Portuguesa conduz a gestão de nomeação dos seus oficiais superiores para cargos, debruçando-se sobre a abordagem à gestão de pessoas, como esta é conduzida, e de que forma a consideração pelas competências individuais podem trazer benefício para a tomada de decisão. Sendo as competências alvo de avaliação e quantificação no âmbito do Sistema de Avaliação de Mérito dos Militares das Forças Armadas (SAMMFA), o estudo identifica alguns desalinhamentos entre a perceção dos indivíduos e o modus operandi da organização. Propõe ainda, com recurso a um sistema de apoio à decisão Multi-Criteria Decision Analysis, assente numa metodologia Analytic Hierarchy Process, um modelo exemplificativo de direção a seguir no desenvolvimento das metodologias de gestão por competências. Abstract: Human resource management (HRM), in the context of the Portuguese Armed Forces, faces, by 2020’s, the challenge of countering the growing trend of turnover rates. A problem arises when internal issues associated with unattractive functions for the individual’s preferences, or personal expectations are misaligned with the individual’s career path managed by the organization. This study explores, from the bilateral perspective of the organization and individuals, how the Portuguese Navy manages the appointment of its superior officers (OF-3 and OF-4) to roles, focusing on their approach to how HRM is conducted, and what way the consideration of individual competences can be beneficial for decision making. As competences are the subject of evaluation and quantification within the scope of their System of Merit Assessment of the Military of the Armed Forces (SAMMFA), the study identifies some misalignments between the perception of individuals and the modus operandi of the organization. By using a Multi-Criteria Decision Analysis support system, based on an Analytic Hierarchy Process methodology, it also purposes an exemplary decision model as a direction to be followed in the development of competence-based management methodologies.