Browsing by Author "Santana, Maria Luzia Da Silva"
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- A Música como Ferramenta Pedagógica: Relato de uma Experiência nas Aulas de Física no Ensino MédioPublication . Purificação, Marcelo Maximo; Catarino, Elisângela Maura; Teixeira, Filomena; Santana, Maria Luzia Da SilvaA sala de aula é um espaço marcado pela diversidade e que sofre influência dos aspectos in/ex (ternos). O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma estratégia utilizada pelo professor de Física de uma escola estadual em Mineiros – Goiás, utilizando como ferramenta pedagógica o celular. É um estudo caracterizado como bibliográfico, pautado na pedagogia histórico-crítica proposta por Gasparin e em relato de experiência. A metodologia utilizada proporcionou a execução de uma prática docente criativa, que ofuscou a presença do conflito, da indisciplina e trouxe para a sala de aula novos conhecimentos de Física a partir da música “Bicicletinha”.
- Pedagogia do Corpo: O Fenômeno Jojô Todynho Corpo Gordo no Funk - “Que Tiro Foi Esse, Que Tá um Arraso?” / Body Pedagogy: The Phenomenon Jojô Todynho Body Fat on Funk - “What's That Shot, What is a Damn?”Publication . Purificação, Marcelo Máximo; Teixeira, Filomena; Catarino, Elisângela Maura; Santana, Maria Luzia Da Silva; Soares, Katielly Vila verde Araújo; Pereira, Vanessa AlvesEste texto, produzido no âmbito da disciplina Pedagogia do Corpodo Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado) da Universidade Luterana do Brasil –ULBRA, e da pesquisa desenvolvida no eixo temático: Formação de Professores -Identidade e Gênero, vinculada ao Grupo de Pesquisa NEPEM/CNPq/UNIFIMES e a Escola Superior de Educação de Coimbra –ESEC -tem como objetivo problematizar, no viés da Pedagogiado Corpo -o Corpo Gordo no Funk-, visto a partir da perspectiva da cultura e da lupa teórica dos estudos culturais. Reflete sobre o fenômeno Jojô Todynho –funkeira, gorda e preta, cujo estilo e música caíram no gosto popular, arrebatando milhares de seguidores. É um texto de cunho qualitativo, ancorado no aporte bibliográfico. Como resultado, foi possível perceber indícios da autorepresentação feminina e da ressignificação do discurso feminista na figura Jojô Todynho, as representações do corpo feminino no funk, assim como questões de raça e classes sociais.