Browsing by Author "Rodrigues, Rita Neves"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Análise do conhecimento didático em estatística de professores estagiários através de uma narração multimodalPublication . Jesus, Vanessa Cristina Brísido de; Rodrigues, Rita Neves; Teixeira, Maria do Céu; Rato, Virgílio; M. L. Martins, Fernando
- Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEBPublication . Gomes, Maria Laura; Rodrigues, Rita Neves; Santos, Paulo; Rato, Virgílio; M. L. Martins, FernandoA literacia estatística é um tema que tem ganho destaque em contexto escolar pois a primazia que se tem dado a metodologias ativas e à vivência do conhecimento enquadrado no quotidiano fazem com que, professores e futuros professores, tenham de potenciar aprendizagens significativas que sejam compreendidas de modo ativo. Deste modo emerge a questão: De que forma se pode promover a compreensão de conceitos de Organização e Tratamento de Dados no 1.º Ciclo do Ensino Básico?O foco do presente trabalho foi o conteúdo Representação e Tratamento de Dados para o 3.º ano de escolaridade. Com este trabalho pretendeu-se promover a literacia estatística e contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos, numa perspetiva interdisciplinar. A prática educativa apresentada neste estudo teve como objetivo a promoção da literacia estatística e da interdisciplinaridade, desenvolvida num conjunto de sessões onde os alunos, individualmente e em grupo, resolveram diversas situações problemáticas.
- Pensamento computacional : dimensões desenvolvidas numa intervenção no estágio pedagógicoPublication . Rodrigues, Rita Neves; Fonseca, J. Benjamim; Costa, C.; M. L. Martins, Fernando
- Tabuleiro decimal e a resolução de situações problemáticas envolvendo as operações aritméticas adição e subtraçãoPublication . Rodrigues, Rita Neves; Rato, Virgílio; M. L. Martins, FernandoAs dificuldades sentidas pelos alunos na disciplina de matemática prendem-se com lacunas desenvolvidas nos anos iniciais, nomeadamente, relacionadas com os princípios do sistema de numeração decimal. Aquando do ensino dos algoritmos da adição e da subtração, estas dificuldades tornam-se bem evidentes e comprometem o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. A resolução de situações problemáticas envolvendo os sentidos das operações adição e subtração, não só, pressupõe a compreensão dos princípios do sistema de numeração decimal, mas também, a compreensão de cada um destes sentidos. Compete ao professor utilizar estratégias e materiais que promovam a compreensão dos alunos acerca de cada um destes conteúdos, garantindo aprendizagens com significado. A prática educativa apresentada neste estudo teve como objetivo a promoção destas mesmas aprendizagens. Deste modo, desenvolveram-se um conjunto de sessões onde os alunos, em pares, resolveram situações problemáticas envolvendo os sentidos das operações aritméticas adição e subtração, com recurso a materiais manipuláveis.
- O uso do material manipulável tabuleiro decimal na compreensão dos sentidos da operação aritmética subtraçãoPublication . Rodrigues, Rita Neves; Costa, C.; Rato, Virgílio; M. L. Martins, FernandoO uso de materiais manipuláveis em sala de aula é apontado por diversos autores como uma solução para promover aprendizagens ativas e significativas junto dos alunos. O recurso a estes materiais permite que os alunos visualizem e manipulem o objeto, promovendo a compreensão dos processos inerentes aos princípios mais abstratos da matemática. Aquando da realização de um estágio no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, tornaram-se evidentes nos alunos, de uma turma do 1.º ano do 1.º CEB, dificuldades relacionadas com a resolução de situações problemáticas que envolviam a operação subtração. Assim, desenvolveu-se um estudo qualitativo, de índole interpretativa e com um design de investigação-ação, que pretendia responder à questão de investigação: de que modo o uso do Tabuleiro Decimal influencia a compreensão dos alunos sobre os sentidos da operação aritmética subtração e os princípios fundamentais do sistema de numeração decimal? Através dos dados analisados foi possível verificar a evolução da compreensão dos alunos relativamente aos sentidos da operação subtração e aos princípios do sistema de numeração decimal. Conclui-se que a utilização do material manipulável Tabuleiro Decimal potenciou o desenvolvimento da compreensão destes conteúdos por parte dos alunos.