Browsing by Author "Rodrigues, Luis Filipe Silvestre"
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- A capacidade de guerra de minas da Marinha Portuguesa na proteção dos seus principais portosPublication . Rodrigues, Luis Filipe Silvestre; Simões, João Pedro Nunes das Neves; Lamego, André da CostaA dimensão marítima e a posição estratégica de Portugal, na convergência de algumas das principais rotas de comércio marítimo, alinhado com o fator de desenvolvimento económico que o transporte marítimo e os portos nacionais representam, torna evidente a necessidade de se assegurar a proteção e a segurança não só do tráfego que atravessa o espaço nacional, mas também dos portos e respetivos canais de acesso, uma vez que são suscetíveis a ameaças capazes de interromper o seu normal funcionamento. Assim, a mina marítima, devido ao seu potencial destrutivo e ao baixo custoconsubstancia uma ameaça quando colocada a hipótese, mesmo que remota, de ser empregue por organizações terroristas, tendo a capacidade de negar o uso do mar. Perante tal ameaça, torna-se imperativo dispor de uma capacidade de contramedidas de minas eficiente e eficaz, com a prontidão adequada para atuar sempre que necessário. Por outro lado, independentemente da capacidade que a Marinha Portuguesa possua, é necessário estudar as condições ambientais prevalecentes em cada porto nacional. A presente dissertação tem como objetivo principal analisar a capacidade da Marinha Portuguesa na realização de operações de contramedidas de minas nos principais portos nacionais. Após um enquadramento estratégico, a investigação encontra-se dividida em duas fases, iniciando-se com uma análise, segundo o conceito DOTMLPII (Doutrina, Organização, Treino, Material, Liderança, Pessoal, Infraestruturas e Interoperabilidade), da atual capacidade de contramedidas de minas da Marinha Portuguesa, com o intuito de compreender na integra em que estado se encontrava e que oportunidades de melhoria poderiam existir. A segunda fase consistiu numa caracterização dos fatores ambientais com impacto na referida capacidade, de modo a ser possível a avaliação da mesma no estudo caso do Porto de Lisboa.