Browsing by Author "Rodrigues, Diana"
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- Atividades de Enrequeciemnto Curricular: Perspetivas dos atores sobre a sua importância no 1º CEB - Importância das Actividades de Enriquecimento Curricular no EnsinoPublication . Rodrigues, Diana; Almeida, AnaO estudo foi realizado durante o percurso académico, no Mestrado de qualificação para a docência em Pré-Escolar e Ensino 1º Ciclo do Ensino Básico, com o tema das Atividades de Enriquecimento Curricular. Este tema surgiu de dúvidas decorrentes de estágios realizados no âmbito da educação. Tendo o intuito de comparar a teoria com a realidade, no que diz respeito às Atividades de Enriquecimento Curricular, a partir das conceções dos diferentes atores envolvidos nesta temática. Para compreender esta temática, foi analisada alguma literatura relacionada com os temas que este estudo abrange e resultante dessa análise surgiu a problematização, as questões de pesquisa, os objetivos gerais e específicos e a abordagem geral de investigação. Alguns dos objetivos que surgiram após a formulação das questões de pesquisa, foram, analisar a forma como é feita a seleção das Atividades de Enriquecimento Curricular mediante o contexto de cada escola, conhecer a relação entre os Professores Titulares de Turma e o Professores Atividades de Enriquecimento Curricular e qual o modo de articulação entre eles, conhecer o caráter lúdico das Atividades de Enriquecimento Curricular, entre outros. Para atingir estes objetivos, este estudo adotou uma abordagem geral metodológica qualitativa e quantitativa e utilizou como técnicas de recolha de dados, as entrevistas realizadas aos Professores Titulares de Turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, aos Professores de Atividades de Enriquecimento Curricular, aos alunos do 1.º Ciclo e à Coordenadora de Estabelecimento e a aplicação de questionários aos Encarregados de Educação. No final deste estudo foi possível tecer algumas considerações finais, nomeadamente, o pouco interesse de alguns atores no que diz respeito à flexibilização do horário como possível estratégia promotora de um maior envolvimento entre os intervenientes e a difícil relação entre a escola e a família, que apesar do interesse mútuo de participação tanto na vida escolar, como na vida familiar, pouco fazem para que haja essa articulação.
- Ciência Aberta em Enfermagem de Saúde Mental: transparência, reprodutibilidade, cooperação e acessibilidadePublication . Silva, Rosa; Rodrigues, Diana; Lopes, Mafalda
- Needs of family caregivers of the person with lower limb amputation: scoping review protocolPublication . Rodrigues, Diana; Castanheira, Sofia; Carvalho, António Luís; Barroso, CristinaIntroduction: Lower limb amputation has a great physical impact, with functional limitations and increased dependence on daily living activities that generate changes in the quality of life of the amputee and family. Support and care to the amputee are provided by the family caregiver, who experiences multiple feelings and needs in the transition to their new role. Identification of these needs is fundamental the creation of appropriate nursing interventions. Objective: To map the needs of family caregivers of the person with lower limb amputation. Methodology: Scoping review according to the Joanna Briggs Institute methodology. The following databases will be used: MEDLINE Complete (EBSCO), CINAHL Complete (EBSCO), Mediclatina (EBSCO), Science Direct (EBSCO), Scielo (EBSCO), Academic Search Complete (EBSCO), OpenAire (EBSCO), Scopus, Web of Science and Trip. For grey literature, RCAAP (via EBSCO) and Google Schoolar will be used. The review will consider studies that include the needs of family caregivers of the person with lower limb amputation in returning home. Studies in Portuguese, English and Spanish will be included. Analysis of the relevance of the studies, extraction and synthesis of the data will be carried out by two independent researchers, a third researcher will be included in case of disagreement. Results: The collected data will be used to identify the needs of family caregivers in providing care to persons with lower limb amputation. Conclusion: With this review, we expect to synthesize knowledge about the needs of the caregiver of a person with lower-limb amputation or to identify existing gaps in this area.
- Processos de trabalho em design gráfico: Desenho de uma plataforma digital para registo e visualização infográfica de comportamentos de construção processualPublication . Rodrigues, Diana; Penedos, ElianaO termo design significa, fundamentalmente, planear algo com um fim definido. O design gráfico tem como objetivo a abordagem de problemas práticos ou teóricos através do recurso a ferramentas de comunicação visual. Hoje em dia a ferramenta mais relevante para a realização de objetos gráficos é o computador, seja pelos softwares desenvolvidos para a produção gráfica ou pelo acesso à internet e à disponibilidade de informação. As tecnologias digitais tornaram-se universais e transversais e vieram alterar a forma como o designer cria e comunica. O projeto que nos propomos desenvolver tem como objetivo observar de que forma o designer gráfico realiza o seu trabalho, como responde a um briefing e que ferramentas utiliza. Para responder ao nosso objetivo, decidimos conceber um exercício de investigação que nos permitisse a observação de alguns dos diferentes comportamentos que acompanham a criação de um objeto gráfico. Para colocar em prática o projeto, optamos pela criação de uma plataforma digital para a apresentação e recolha de respostas a um desafio que colocamos e também pelo desenvolvimento de um método para a análise dos resultados obtidos.