Browsing by Author "Rodrigues, Ana Cláudia Gil"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação na educação pré-escolar: um processo em participação através da autoavaliaçãoPublication . Rodrigues, Ana Cláudia Gil; Marchão, AméliaNeste trabalho apresentamos o percurso desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada, focando-nos de modo mais particular no estágio no jardim de infância e no estudo de investigação-ação que desenvolvemos. Começamos por apresentar, em termos genéricos, a Educação Pré-escolar em Portugal, principalmente em termos curriculares e, neste âmbito destacamos a avaliação como elemento de currículo. A avaliação é entendida como fundamental na prática educativa dos educadores de infância e podemos perspetivá-la no quadro de avaliação das crianças, dos seus percursos de desenvolvimento e aprendizagem, e também no quadro da qualidade da própria ação educativa e contexto onde esta ocorre. No estudo que desenvolvemos e na ação que implementámos situamo-nos no primeiro quadro – a avaliação das crianças – e refletimos e desenvolvemos a avaliação em participação através da autoavaliação. À medida que a ação se foi desenvolvendo fomos percebendo que, quando incentivadas, as crianças participam através de momentos de autoavaliação e vão aprendendo a justificar as suas decisões e escolhas, no que às atividades que desenvolvem diz respeito. Também percebemos que os registos de autoavaliação constituem uma peça (documentação) importante, que permite aos educadores melhor conhecer as crianças, os seus gostos, as suas escolhas e, assim, ir reorganizando as oportunidades de aprendizagem no dia-a-dia do jardim de infância. As educadoras de infância do contexto onde realizámos o estágio também foram ouvidas sobre a importância da avaliação, destacando-se das suas opiniões a grande importância que atribuem à avaliação das crianças e à autoavaliação.