Browsing by Author "Rocha, Sofia"
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- Consenso Português para o diagnóstico e gestão clínica da demência com corpos de Lewy (PORTUCALE)Publication . Monteiro, Ana; Velon, Ana Graça; Rodrigues, Ana Margarida; Oliveira, Ana; Valadas, Anabela; Nóbrega, Camila; Cruto, Catarina; Neutel, Dulce; Couto, Frederico Simões do; Morgado, Joana; Cerejeira, Joaquim; Ruano, Luís; Grunho, Miguel; Gago, Miguel; Tábuas-Pereira, Miguel; Taipa, Ricardo; Simões, Rita Moiron; Araújo, Rui; Barreto, Rui; Rocha, Sofia; Massano, JoãoLewy body dementia is a common cause of dementia leading to the progressive deterioration of cognitive function and motor skills, behavioral changes, and loss of autonomy, impairing the quality of life of patients and their families. Even though it is the second leading cause of neurodegenerative dementia, diagnosis is still challenging, due to its heterogenous clinical presentation, especially in the early stages of the disease. Accordingly, Lewy body dementia is often misdiagnosed and clinically mismanaged. The lack of diagnostic accuracy has important implications for patients, given their increased susceptibility to the adverse effects of certain drugs, such as antipsychotics, which may worsen some symptoms associated with Lewy body dementia. Therefore, a specialist consensus based on the analysis of the most updated and relevant literature, and on clinical experience, is useful to all professionals involved in the care of these patients. This work aims to inform and provide recommendations about the best diagnostic and therapeutic approaches in Lewy body dementia in Portugal. Moreover, we suggest some strategies in order to raise the awareness of physicians, policy makers, and the society at large regarding this disease.
- A marca no mercado da moda - comunicação e posicionamentoPublication . Rocha, Sofia; Duque, AnaO presente trabalho tem como objetivo a exploração do tema da marca e o processo referente à sua construção gráfica, correlacionado a natureza dos seus elementos gráficos com a construção de uma identidade, representação e consequente posicionamento em determinados segmentos de mercado da indústria da moda. Analisam-se as características e os elementos gráficos utilizados pelas marcas e uma possível relação com cada um desses segmentos, considerando-se que estes elementos formais, influenciam a personalidade das marcas, pois concorrem para a sua identidade como um todo, veiculando valores e ideologias. Abordam-se temas relacionados com a evolução da história da marca, assinalando-se o estudo e a relação significativa com o campo da semiótica como sendo a área que estuda a construção de significados. Destaca-se a relação entre corporação, marca e identidade, definindo- se aspetos tangíveis e intangíveis relativos à identidade da marca de moda. Analisa-se o comportamento e comunicação da marca de acordo com os efeitos da era digital, perante uma indústria da moda marcada pelo hiperconsumo e, por fim, discorre-se sobre a segmentação da marca na indústria da moda e os seus respetivos setores e níveis, apresentando- se o estudo da análise dos elementos que constituem a comunicação gráfica de marcas na referida indústria. Esse estudo resultou num anexo que compreende a catalogação e análise de cem marcas da indústria da moda, segundo o critério de classificação por segmentos de mercado — Haute Couture, High-End Fashion, Middle Market, Mass Market e Value Market — definindo assim o posicionamento das mesmas. Estas marcas foram selecionadas tendo como parâmetro a dimensão da sua implantação em grandes superfícies comerciais. O enquadramento deste estudo permite compreender os elementos utilizados pelas marcas de moda na construção da sua comunicação gráfica, nomeadamente a tipografia, o nome, a marca gráfica, a cor, a denominação de origem e assinatura, de forma a contextualizar uma perspetiva visual sobre a forma como as mesmas são estruturadas e como agregam os elementos gráficos para representar conceitos, valores ou ideologias de identidade. Simultaneamente, permite compreender qual o impacto desses elementos na comunicação visual das marcas na indústria da moda, qual a relação do significado das mesmas relativamente ao segmento em que se inserem e de que forma estas características são reproduzidas reiteradamente por outras marcas que pretendem inserir-se em novos segmentos de mercado.