Browsing by Author "Rocha, Márcia Raquel Rodrigues"
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- As atividades experimentais como meio de promoção da autonomia: como é que a prática de atividades experimentais em sala de aula influencia a autonomia individual e social dos alunos?Publication . Rocha, Márcia Raquel Rodrigues; Freitas, José Miguel de; Simões, Helena EspadaAinda que o currículo nacional do ensino básico apresente um conjunto de objetivos nos quais está integrado o desenvolvimento em sala de aula de atividades experimentais e de exploração, nem sempre os professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) dedicam o seu tempo a este tipo de atividades. A razão mais defendida é a falta de tempo para o desenvolvimento destas atividades e, sobretudo, a pressão da instituição de ensino e dos encarregados de educação para uma utilização quase exclusiva do manual escolar. No entanto, a utilização destas atividades pode ser benéfica para o processo de ensino-aprendizagem, sendo defendido por alguns autores que o desenvolvimento de determinadas capacidades associadas ao processo de experimentação pode apoiar o desenvolvimento cognitivo dos alunos, promovendo autonomia, independência e uma posição ativa na criação de um processo de aprendizagem individualizado. O presente relatório foi elaborado com o intuito de compreender se existe realmente uma evolução na autonomia das crianças ao longo da exploração deste tipo de atividades, tanto a nível individual como social. A investigação foi dinamizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Esta investigação fez parte integrante da Unidade Curricular Estágio IV, cuja prática decorreu numa turma do 3.º ano de escolaridade da Escola Básica n.º 3 da Quinta do Conde. Esta turma é constituída por vinte e cinco alunos, sendo estes os elementos participantes nesta investigação. Com estes alunos foram realizadas seis atividades experimentais, sendo realizada uma auto e heteroavaliação sobre cada tarefa após a realização da mesma, posteriormente comparadas. Com esta investigação pode-se afirmar que a prática de atividades experimentais em sala de aula influencia de forma positiva a autonomia dos alunos durante o desenvolvimento destas atividades. Foi possível observar uma maior evolução na autonomia social comparativamente à autonomia individual,existindo uma extensão destes resultados a outras atividades que não as atividades experimentais. O desenvolvimento do trabalho em grupo promoveu uma melhor comunicação, mais respeitosa e natural, entre os vários elementos da turma. A necessidade de respeitar as opiniões e necessidades dos colegas durante o trabalho em grupo refletiu-se na convivência diária, social e lúdica. Ainda assim, foi possível verificar uma evolução na autonomia individual dos alunos, que desenvolveram a capacidade de desenvolvimento das atividades experimentais de forma mais independente.