Browsing by Author "Rebelo, Carla"
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- Cálculo de coletores solares térmicos [informação ocultada]Publication . Rebelo, Carla; Coelho, LuísO objetivo pretendido neste relatório é apresentar um histórico da minha atividade profissional em particular, na empresa [informação ocultada]. É dado realce à colaboração na adaptação do programa de cálculo de coletores solares desenvolvido pela empresa. Com base na apresentação de um exemplo, um hotel 4 estrelas* em Setúbal, são apresentadas as considerações e equações de cálculo que estão por detrás deste programa informático. Os resultados são o número de coletores solares térmicos [informação ocultada] e a superfície absorvedora total do campo de coletores para a instalação em questão. A empresa tem todo o interesse que este programa seja aplicável a Portugal por constituir uma boa ferramenta de cálculo. Para tal foram feitas pesquisas e o enquadramento das normas europeias e nacionais nesta matéria, nomeadamente critérios descritos no Decreto-Lei 80/2006 e dados utilizados no Solterm. O programa de cálculo da [informação ocultada] simplifica o trabalho comercial junto dos gabinetes de projeto e instaladores, minimiza o tempo de resposta das propostas comerciais aos clientes, potenciando a venda deste equipamento, os coletores solares térmicos [informação ocultada]. É abordada a história da [informação ocultada] e o seu interesse em poder oferecer ao mercado Ibérico, avançados sistemas e técnicas para a poupança de energia.
- Processamento sensorial e a participação ocupacional das crianças com idades entre os 6 e os 7 anos e 11 mesesPublication . Rebelo, Carla; Ferreira, IsabelOs desafios motores e sensoriais são comumente relatados em crianças com neuro desenvolvimento atípico com implicações no desempenho de tarefas nas diferentes atividades e contextos. No entanto, a existência de dificuldades de participação entre as crianças que não apresentam qualquer sintoma visível e diagnosticado representam igualmente um universo significativo. Objetivo: verificar a relação entre o processamento sensorial e a participação ocupacional das crianças neuro típicas com idades compreendidas entre os 6 e os 7 A e 11 M. Metodologia: O tipo de estudo é quantitativo, transversal, observacional, descritivo e correlacional. A amostra foi constituída por 26 crianças neuro típicas, com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos e 11 meses. Na recolha de dados, foram utilizados 2 instrumentos, a Screening Assessment of Sensory Integration (SASI) Research Ed.v.2.2 que forneceu os dados do processamento sensorial das crianças, e o Participation In Childhood Occupation Questionnaire (PICO-Q) que nos permitiu, de acordo, com a perceção dos cuidadores recolher dados sobre a participação das crianças nas diferentes ocupações e contextos. Procedeu se a uma análise descritiva das duas escalas e uma análise correlacional, com recurso ao coeficiente correlação de Pearson, para averiguar a existência de relação entre os domínios de ambas. Resultados: Encontraram-se algumas correlações de magnitude igual ou superior a 0,30, que revelam uma magnitude moderada. Destacaram-se não só as correlações significativas, mas também as correlações de magnitude acima de 0,30. Existiram correlações negativas moderadas entre os domínios da SASI, nomeadamente no processamento visuomotor e visuopraxis e de organização bilateral, modulação do sistema auditivo e tátil e as dificuldades de desempenho nas atividades de vida diária (AVD), atividades académicas (AAc) e competências sociais (CS), sendo que quanto mais elevados os resultados nestes domínios da SASI menor o grau de dificuldade nestas atividades. Verificaram-se correlações positivas moderadas entre alguns domínios da SASI e a frequência de desempenho das atividades no PICO, ou seja, melhores resultados no processamento vestíbulo propriocetivo, na discriminação auditiva e na modulação do sistema tátil e visual estavam relacionados com maior frequência de desempenho nas AVD, AAc, nas atividades de brincar e lazer (BL) e nos hábitos e rotinas (HR). Os resultados estatísticos confirmaram correlação positiva moderada entre o resultado do processamento visuo motor/visuopraxis da SASI e o grau de satisfação nas AVD e entre a modulação do sistema visual e o grau de satisfação com as atividades BL. Conclusões: Existe correlação entre os resultados da SASI e os valores relacionados com a dificuldade e frequência de desempenho e o grau de satisfação do PICO-Q.