Browsing by Author "Ramos, Marta"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Do registo como condição coreográfica no design: experiência, notação e performancePublication . Ramos, MartaO que é o registo? Para quê registar o que se regista? O presente estudo tem como intuito a exploração do conceito registo, entendendo-o como um idioma, como uma grafia que parece estar subjacente a duas áreas disciplinares aparentemente distintas: o design e a performance. Este modo de inscrever algo será pensado de formas diferentes: no campo do design de comunicação falaremos dele como meio, como processo, como uma tradução do pensamento e como o esboço que permite encontrar a ideia: na área da performance acrescentamos elementos tais como o movimento, o gesto e a acção enquanto potenciais ingredientes a serem utilizados no gerar desses vestígios. Registos de designers e performers assemelham-se formalmente e parecem ter intenções comuns ao permitirem que a acção (do pensamento ou do movimento) se prolongue no tempo. Deste modo, o resgate da acção está garantido, resultando dele uma nova interpretação e residindo aí a possibilidade do novo surgir. No âmbito do presente estudo, pensar-se-á o registo e a forma de o realizar como resultado das características daquele que grafa tratando-se, por isso, de uma espécie de duplo individuo, sendo os traços gerados a evidencia da sua poética, isto é, do seu modo de pensar, notar, optar e agir.
- Relatório de Estágio de Intervenção ComunitáriaPublication . Ramos, Marta; Martins, Maria FilomenaPresentemente, a nossa sociedade sofre alterações diárias para as quais é exigido, aos enfermeiros, um elevado nível de qualificações que permitam dar resposta às necessidades e determinantes de saúde de cada comunidade. Assim, cabe cada vez mais aos enfermeiros enfatizar práticas conducentes a estilos de vida saudáveis, através da Promoção da Saúde, com o objetivo da obtenção de ganhos em saúde. Muitas doenças da idade adulta têm o seu início na adolescência, devido a hábitos de vida e à adoção de comportamentos de risco. É neste grupo etário, de grande vulnerabilidade, que deve incidir o papel da Educação para a Saúde, de forma a capacitar os adolescentes para opções saudáveis. O presente Relatório reflete o desenvolvimento do Estágio na área de Especialização em Enfermagem Comunitária e as competências adquiridas neste percurso. O Estágio decorreu no período de 16 de setembro de 2013 a 31 de janeiro de 2014 (2º Ano – 1º semestre), na Escola Secundária Mouzinho da Silveira, em Portalegre. Com base na Metodologia do Planeamento em Saúde, toda a intervenção foi dirigida para os problemas identificados através do Diagnóstico de Situação de Saúde. Assim, o Estágio teve como intervenção a Promoção de Hábitos de Vida Saudáveis dos Adolescentes do 8º e 9º Ano, da respetiva Escola. Dada a aplicabilidade da Teoria da Aprendizagem Social de Bandura na Promoção da Saúde, as sessões de Educação para a Saúde sustentaram-se nesta teoria com o intuito de capacitar os jovens para agirem de forma correta e consciente. O Estágio de intervenção comunitária foi enriquecedor do ponto de vista da diversidade de experiências que proporcionou, permitindo a aquisição das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária definidas pela Ordem dos Enfermeiros