Browsing by Issue Date, starting with "2014-09-15"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Learning Organizations: the IPP casePublication . Pulido Valente, RuiO objectivo principal do estudo é demonstrar a vantagem da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em contraponto com um Sistema de Garantia da Qualidade evidenciando a importância enquanto instrumento de integração da estrutura organizacional, ligação à comunidade, incremento da inovação e diferenciação do ensino Politécnico. A metodologia utilizada passou por uma análise circunstanciada da evolução do SGQ do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) com atenção ao resultado das auditorias internas e externas. Foram realizadas entrevistas a elementos intervenientes na implementação do sistema para posterior desenvolvimento de um inquérito em todo o IPP. A implementação de um SGQ com base na norma NP EN ISO 9001, permite focalizar a atenção em dimensões absolutamente vitais: auditorias internas, controlo de documentos e registos, orientação para os Processos e melhoria contínua. Esta abordagem parece mais eficaz no que concerne a capacitação da organização para a gestão da qualidade e para a mudança organizacional. O presente estudo confirma a robustez dos sistemas de gestão face aos sistemas de garantia, assinala a necessidade de uma forte aposta nas auditorias internas e nas pessoas, apela à mudança organizacional a partir de um reforço da intervenção dos Processos e seus gestores. O IPP está, neste momento, mais bem preparado para os desafios que enfrenta e tem capacidade para utilizar o SGQ como instrumento das suas políticas de intervenção no território e de cumprimento da sua missão. Foram criadas as condições para uma efectiva mudança organizacional que consiga tornar o IPP mais produtivo, mais resiliente, mais virado para a comunidade e focado nas partes interessadas.
- Do registo como condição coreográfica no design: experiência, notação e performancePublication . Ramos, MartaO que é o registo? Para quê registar o que se regista? O presente estudo tem como intuito a exploração do conceito registo, entendendo-o como um idioma, como uma grafia que parece estar subjacente a duas áreas disciplinares aparentemente distintas: o design e a performance. Este modo de inscrever algo será pensado de formas diferentes: no campo do design de comunicação falaremos dele como meio, como processo, como uma tradução do pensamento e como o esboço que permite encontrar a ideia: na área da performance acrescentamos elementos tais como o movimento, o gesto e a acção enquanto potenciais ingredientes a serem utilizados no gerar desses vestígios. Registos de designers e performers assemelham-se formalmente e parecem ter intenções comuns ao permitirem que a acção (do pensamento ou do movimento) se prolongue no tempo. Deste modo, o resgate da acção está garantido, resultando dele uma nova interpretação e residindo aí a possibilidade do novo surgir. No âmbito do presente estudo, pensar-se-á o registo e a forma de o realizar como resultado das características daquele que grafa tratando-se, por isso, de uma espécie de duplo individuo, sendo os traços gerados a evidencia da sua poética, isto é, do seu modo de pensar, notar, optar e agir.
- A neural network clustering algorithm for the ATLAS silicon pixel detectorPublication . ATLAS collaboration (2883 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Do Valle Wemans, André; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Marques, Carlos; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Pinto, Belmiro; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutA novel technique to identify and split clusters created by multiple charged particles in the ATLAS pixel detector using a set of artificial neural networks is presented. Such merged clusters are a common feature of tracks originating from highly energetic objects, such as jets. Neural networks are trained using Monte Carlo samples produced with a detailed detector simulation. This technique replaces the former clustering approach based on a connected component analysis and charge interpolation. The performance of the neural network splitting technique is quantified using data from proton-proton collisions at the LHC collected by the ATLAS detector in 2011 and from Monte Carlo simulations. This technique reduces the number of clusters shared between tracks in highly energetic jets by up to a factor of three. It also provides more precise position and error estimates of the clusters in both the transverse and longitudinal impact parameter resolution.