Browsing by Author "Policarpo, Fernanda"
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- A actividade empreendedora na fronteira Portugal-Espanha Alentejo-ExtremaduraPublication . Policarpo, Fernanda; Mogóllon, RicardoEste trabalho tem como objetivo o estudo da incidência do efeito fronteira na atividade empreendedora das regiões de fronteira Portugal-Espanha, especificamente, do Alentejo e da Extremadura. Sendo importante para o desenvolvimento regional e até nacional, o relacionamento entre as regiões de fronteira, pelo seu afastamento dos centros de poder e decisão, bem como dos centros de maior comercio, apresentam-se como regiões deprimidas. A envolvência territorial e as questões da proximidade tornam-se visíveis e pertinentes para uma melhor performance empresarial, logo interessa perceber se nestas regiões, as empresas estão cada vez mais a aproveitar sinergias resultantes da sua proximidade territorial ou se essa barreira representa algum afastamento. Partindo da questão de base se “O efeito fronteira constitui, ou não, um fator de entrave ao empreendedorismo nas regiões do Alentejo e Extremadura” procuramos entender o efeito fronteira no empreendedorismo do Alentejo e Extremadura analisando os fatores potenciadores e caracterizadores do empreendedorismo, e comparando as realidades nacionais e regionais. Utilizando os dados do relatório GEM e do relatório EUROACE, foi possível aferir as diferenças e semelhanças entre essas realidades.
- O papel do Ensino Superior do empreendedorismo no desenvolvimento sustentável da sociedadePublication . Policarpo, Fernanda; Mogollón, RicardoDesde 2008, que, com a crise de crédito, tem ocorrido grandes alterações económicas mundiais, com consequências ao nível do aumento da taxa de desemprego, do índice de pobreza e da diminuição do volume de crédito, comprovando neste contexto a importância do empreendedorismo no desenvolvimento global, principalmente através da criação de projectos que visam a sustentabilidade. A sustentabilidade, entendida no ambiente organizacional como factor estratégico para a sobrevivência dos negócios, representa um conjunto de valores e de práticas que deve ser incorporado no posicionamento das organizações. Não esquecendo o seu papel de entidades disseminadoras de conhecimento, as Escolas de Ensino Superior deverão assumir-se como agentes potenciadores de práticas de desenvolvimento sustentável (económico, social e ambiental) fundamentalmente das suas regiões de abrangência. Nesse sentido, o programa de empreendedorismo a aplicar deverá ser unificador e facilitador dessa sustentabilidade, de forma a permitir orientar a investigação e o desenvolvimento da inovação para a melhoria da satisfação das necessidades da sociedade. Tendo como enquadramento teórico o estudo do empreendedorismo e da sustentabilidade, deverá ser feita a ligação entre o ensino do empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável da região em que a escola se insere. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva que pretende, tendo em vista a utilização eficiente e eficaz dos recursos das Escolas de Ensino Superior, a definição das linhas de actuação pedagógica bem como das acções a desenvolver para alcançar esse objectivo, como meio impulsionador de uma aprendizagem activa, baseada no saber ser e saber fazer.