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Desde 2008, que, com a crise de crédito, tem ocorrido grandes alterações económicas mundiais, com consequências ao nível do aumento da taxa de desemprego, do índice de pobreza e da diminuição do volume de crédito, comprovando neste contexto a importância do empreendedorismo no desenvolvimento global, principalmente através da criação de projectos que visam a sustentabilidade. A sustentabilidade, entendida no ambiente organizacional como factor estratégico para a sobrevivência dos negócios, representa um conjunto de valores e de práticas que deve ser incorporado no posicionamento das organizações.
Não esquecendo o seu papel de entidades disseminadoras de conhecimento, as Escolas de Ensino Superior deverão assumir-se como agentes potenciadores de práticas de desenvolvimento sustentável (económico, social e ambiental) fundamentalmente das suas regiões de abrangência. Nesse sentido, o programa de empreendedorismo a aplicar deverá ser unificador e facilitador dessa sustentabilidade, de forma a permitir orientar a investigação e o desenvolvimento da inovação para a melhoria da satisfação das necessidades da sociedade.
Tendo como enquadramento teórico o estudo do empreendedorismo e da sustentabilidade, deverá ser feita a ligação entre o ensino do empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável da região em que a escola se insere. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva que pretende, tendo em vista a utilização eficiente e eficaz dos recursos das Escolas de Ensino Superior, a definição das linhas de actuação pedagógica bem como das acções a desenvolver para alcançar esse objectivo, como meio impulsionador de uma aprendizagem activa, baseada no saber ser e saber fazer.
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Keywords
Ensino Superior Empreendedorismo Desenvolvimento Sustentável Escolas de Ensino Superior