Browsing by Author "Pires, Natália Albino"
Now showing 1 - 10 of 30
Results Per Page
Sort Options
- O campo lexical da água em romances da tradição oral moderna portuguesaPublication . Pires, Natália AlbinoO elemento água possui em todas as culturas um valor simbólico, ancestral, sendo possível rastrear, ao longo da história da humanidade, a importância que a água teve e tem para as diferentes culturas e os valores simbólicos que lhe foram sendo atribuídos. De objeto de culto a símbolo de vida, a água surge também associada a diferentes práticas culturais. Nesta medida, encontramos referências à água na literatura ou na pintura e constatamos que, nestas expressões, são evidenciados os valores simbólicos que cada comunidade atribui ao elemento água. Assim, tendo por base a importância e os valores simbólicos do elemento água em diferentes culturas, em diferentes práticas culturais e em diferentes expressões, revisitamos os constructos simbólicos associados ao elemento água na literatura, muito particularmente num género de cariz oral: o romanceiro. De modo muito particular, pretendemos analisar as opções linguísticas do campo lexical de água em romances da tradição oral moderna ibérica, procurando verificar em que medida as formas linguísticas presentes nos textos contribuem para a (en)formação de valores metafóricos do elemento água e em que medida são o alicerce de um constructo simbólico.
- O contributo dos descobrimentos na ampliação vocabular da língua portuguesaPublication . Pires, Natália AlbinoHoje em dia, parece bastante óbvio que toda e qualquer sociedade evolui graças aos contactos, quaisquer que sejam, que mantém com as demais sociedades. Assim, partindo deste pressuposto e de uma breve contextualização, ao longo do artigo pretende-se dar a conhecer algum do vocabulário, fruto de contactos mais ou menos prolongados entre portugueses e outros povos de além-mar, introduzido na Língua Portuguesa durante a diáspora.
- Da epígrafe às redes sociais : pontes interdisciplinares entre o passado e o presentePublication . Pires, Natália AlbinoOs princípios que orientam e dão base ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória traduzem um modelo de escola que visa a promoção de competências essenciais à construção de uma cidadania global. Este documento, suportado pelo D-L 55/2018 e pelas Aprendizagens Essenciais (AE), preconiza uma aprendizagem integrada dos saberes (de forma inter/multidisciplinar), metodologias de trabalho cooperativo (que promovem o interrelacionamento) e um ensino centrado nos alunos (em que o professor assume o papel de tutor/orientador). Por seu turno, o novo enquadramento legal desafia as escolas a "Dispor de maior flexibilidade na gestão curricular, com vista à dinamização de trabalho interdisciplinar, de modo a aprofundar, reforçar e enriquecer as Aprendizagens Essenciais". Torna-se fundamental promover exemplos de interdisciplinaridade, mais ou menos extensíveis a várias áreas do saber, que fomentem o trabalho em equipa entre docentes das diferentes disciplinas.Assim, partindo da Epígrafe como exemplo de suporte físico da memória e da relação passível de ser estabelecida com a veiculação da informação na sociedade atual, apresentaremos uma proposta didática para o 5º ano no âmbito das disciplinas de Português e de História e Geografia de Portugal. Em particular, proporemos um guião de trabalho que permitirá trabalhar AE de ambas as disciplinas em simultâneo e de forma interdisciplinar e que visa constituir-se como um recurso pedagógico a ser utilizado pelo professor em sala de aula.
- De la especificidad de un corpus romancístico a la creación de una nueva aplicación : ULISSESPublication . Pires, Natália AlbinoEn esta comunicación pretendemos dar cuenta de cómo las singularidades de un corpus constituido por versiones del romancero de la tradición oral moderna portuguesa, un total de 1721 textos, nos han obligado a construir una nueva aplicación informática que respondiera a las necesidades y a los objetivos de nuestro trabajo de investigación; y, a continuación, describiremos la aplicación Ulisses, el IDE desarrollado específicamente para la anotación y análisis del corpus.
- Descobrir o significado de prefixos : uma estratégia potenciadora da compreensão leitoraPublication . Pires, Natália Albino
- Desenvolver o léxico na educação pré-escolar : uma experiência de aprendizagem com base na metodologia de trabalho de projetoPublication . Serra, Catarina Mafalda Mota; Pires, Natália AlbinoVários autores salientam a estreita relação do conhecimento lexical e das habilidades fonológicas com a aprendizagem da leitura e da escrita, destacando com particular ênfase a direta correspondência estabelecida entre o conhecimento lexical e a compreensão de um texto e o consequente sucesso ou insucesso escolar dos alunos. Assim, quanto maior for o número de palavras conhecidas pela criança à entrada do 1º Ciclo do Ensino Básico, melhor será a sua compreensão textual/leitora; e quanto melhor for a sua compreensão leitora maior será o seu conhecimento lexical. Com base nos estudos que comprovam que algumas das dificuldades de leitura detetadas durante o 1.º Ciclo do Ensino Básico correspondem a défices metalinguísticos evidenciados logo na educação pré-escolar, acentuamos a ideia já defendida por outros investigadores de que uma consciência lexical desenvolvida à entrada do 1.º Ciclo é imprescindível para a compreensão textual. Assim, sendo a competência lexical das crianças fundamental para o seu sucesso escolar ao longo de toda a escolaridade, procuramos mostrar que o jardim-de-infância pode ter um papel determinante na ampliação e sedimentação das estruturas léxicas das crianças. Por conseguinte, apresentaremos os primeiros resultados de uma experiência de aprendizagem baseada na metodologia de trabalho de projeto realizada com um grupo heterogéneo de uma sala de Jardim de Infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) situada no distrito de Coimbra que consistiu na implementação, ao longo de seis semanas, de um projeto pedagógico nascido dos interesses e motivações do grupo de crianças sobre plantas, ervas aromáticas e sementes.
- Desenvolver o léxico no pré-escolar : uma ponte para a aprendizagem da leituraPublication . Pires, Natália Albino
- Do coquo chamado, scilicet, do coquo comum : Garcia de Orta em diálogo com a ciênciaPublication . Pires, Natália AlbinoO labor científico de Garcia de Orta, patente nos Colóquios dos simples e drogas da Índia, teve reflexo em tratados coevos e ulteriores como o Tractado de las drogas y medicinas de las Indias, de Cristóvão da Costa, ou o Hortus Indicus Malabaricus, de Hendrik Van Rheede. Tendo em conta o diálogo científico que se estabelece entre estas e outras obras de materia medica, analisaremos, a partir da descrição do coco comum (cocos nucifera L.), os aspectos intertextuais que denotam o conhecimento científico sobre este alimento ao longo de todo o século XVII.
- Do mal aos males no romanceiro da tradição oral moderna portuguesaPublication . Pires, Natália AlbinoConsensual entre os investigadores que se têm dedicado ao estudo do romanceiro é que este género literário possui uma linguagem poética específica. Com efeito, em diversos estudos Diego Catalán defende que a especificidade da linguagem poética, entre muitos outros aspectos, se ancora também em particularidades linguísticas. Nesta medida, retomamos um estudo maior sobre o léxico de 1721 versões do romanceiro da tradição oral moderna portuguesa para analisarmos o conceito de Mal veiculado pelas formas linguísticas e para aferirmos o hipotético contributo das especificidades linguísticas para o constructo poético do Romanceiro.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »