Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desenvolver o léxico na educação pré-escolar : uma experiência de aprendizagem com base na metodologia de trabalho de projeto

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Vários autores salientam a estreita relação do conhecimento lexical e das habilidades fonológicas com a aprendizagem da leitura e da escrita, destacando com particular ênfase a direta correspondência estabelecida entre o conhecimento lexical e a compreensão de um texto e o consequente sucesso ou insucesso escolar dos alunos. Assim, quanto maior for o número de palavras conhecidas pela criança à entrada do 1º Ciclo do Ensino Básico, melhor será a sua compreensão textual/leitora; e quanto melhor for a sua compreensão leitora maior será o seu conhecimento lexical. Com base nos estudos que comprovam que algumas das dificuldades de leitura detetadas durante o 1.º Ciclo do Ensino Básico correspondem a défices metalinguísticos evidenciados logo na educação pré-escolar, acentuamos a ideia já defendida por outros investigadores de que uma consciência lexical desenvolvida à entrada do 1.º Ciclo é imprescindível para a compreensão textual. Assim, sendo a competência lexical das crianças fundamental para o seu sucesso escolar ao longo de toda a escolaridade, procuramos mostrar que o jardim-de-infância pode ter um papel determinante na ampliação e sedimentação das estruturas léxicas das crianças. Por conseguinte, apresentaremos os primeiros resultados de uma experiência de aprendizagem baseada na metodologia de trabalho de projeto realizada com um grupo heterogéneo de uma sala de Jardim de Infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) situada no distrito de Coimbra que consistiu na implementação, ao longo de seis semanas, de um projeto pedagógico nascido dos interesses e motivações do grupo de crianças sobre plantas, ervas aromáticas e sementes.

Description

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Aveiro

CC License