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Advisor(s)
Abstract(s)
Vários autores salientam a estreita relação do conhecimento lexical e das
habilidades fonológicas com a aprendizagem da leitura e da escrita, destacando
com particular ênfase a direta correspondência estabelecida entre o conhecimento
lexical e a compreensão de um texto e o consequente sucesso ou insucesso escolar
dos alunos. Assim, quanto maior for o número de palavras conhecidas pela
criança à entrada do 1º Ciclo do Ensino Básico, melhor será a sua compreensão
textual/leitora; e quanto melhor for a sua compreensão leitora maior será o seu
conhecimento lexical.
Com base nos estudos que comprovam que algumas das dificuldades de
leitura detetadas durante o 1.º Ciclo do Ensino Básico correspondem a défices metalinguísticos evidenciados logo na educação pré-escolar, acentuamos a ideia
já defendida por outros investigadores de que uma consciência lexical desenvolvida
à entrada do 1.º Ciclo é imprescindível para a compreensão textual. Assim,
sendo a competência lexical das crianças fundamental para o seu sucesso escolar
ao longo de toda a escolaridade, procuramos mostrar que o jardim-de-infância
pode ter um papel determinante na ampliação e sedimentação das estruturas
léxicas das crianças.
Por conseguinte, apresentaremos os primeiros resultados de uma experiência
de aprendizagem baseada na metodologia de trabalho de projeto realizada com
um grupo heterogéneo de uma sala de Jardim de Infância de uma Instituição
Particular de Solidariedade Social (IPSS) situada no distrito de Coimbra que
consistiu na implementação, ao longo de seis semanas, de um projeto pedagógico
nascido dos interesses e motivações do grupo de crianças sobre plantas, ervas
aromáticas e sementes.
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Universidade de Aveiro