Browsing by Author "Pinto, Ricardo"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Artefactos digitais, aprendizagens e conhecimento didático : contributos para promover a compreensão da matemáticaPublication . Fernando M. L. Martins; Pinto, Ricardo; Costa, C.
- Autorregulação da aprendizagem e autoeficácia matemática, através do desenvolvimento do cálculo mental no 1.º CEBPublication . Bacalhau, Anabela; Pinto, Ricardo; Rato, Virgílio; M. L. Martins, Fernando
- Desenvolvimento da aritmética mental : análise da autorregulação da aprendizagem e da autoeficácia matemática no 1.º CEBPublication . Martins, Fernando M. L.; Pinto, Ricardo; Costa, C.
- Literatura e Lusofonia 2016Publication . Vicente, Abraão; Goretti Pina, Alice; Gonçalves, Carmelinda; Varela, Dai; Almeida, Germano; Fortes, Helder; de Melo, João; Lopes Filho, João; Paulo Cuenca, João; Fanha, José; Luís Mendonça, José; Luís Peixoto, José; Cardoso de Noronha "Takas", Luís; Carlos Patraquim, Luís; Real, Miguel; Rebocho, Nuno; Ferreira, Ondina; Pinto, Ricardo; Duarte, Vera; Jingming, Yao; Medeiros, ZecaLiteratura e Lusofonia, colectânea dos textos apresentados ao VI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, realizado na Cidade da Praia.
- Projeto Hypatiamat, artefactos digitais para ensinar e aprender matemáticaPublication . Pinto, Ricardo; Martins, José; M. L. Martins, Fernando
- Sentido da multiplicação e a applet multiplicação da plataforma hypatiamatPublication . Freitas, Yelitza Aveiro; Pinto, Ricardo; Rato, Virgílio; Gomes, Ana; M. L. Martins, FernandoEste artigo foca-se no uso da plataforma Hypatiamat na prática letiva de uma professora estagiária como objetivo de promover a compreensão e de superar as dificuldades observadas nos alunos do 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre os sentidos da multiplicação. Apresenta-se a implementação das cinco sessões que integraram a applet Multiplicação da plataforma Hypatiamat. Os resultados confirmam que a integração da plataforma Hypatiamat na prática educativa contribuiu para a compreensão e aprofundamento dos conhecimentos relacionados com os sentidos da multiplicação de alguns alunos. Discutem-se algumas dificuldades sentidas pela professora estagiária na gestão simultânea do comportamento e dificuldades dos alunos, que poderão ter interferido nos resultados e deverão ser consideradas em intervenções futuras.