Browsing by Author "Pinho, Pedro"
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- Análise da secção F. Cidades e Comunidades Sustentáveis realizada pelo Grupo de Trabalho Cidades e Comunidades SustentáveisPublication . Barros, F.M.; Pinho, Pedro; Ferreira, RitaEm muitos países, as universidades ou mais genericamente, as Instituições de Ensino Superior (IES), estão a assumir um papel cada vez mais ativo no desenvolvimento sustentável de uma região, contribuindo para a qualidade de vida e o bem-estar das comunidades, agregando valor aos processos de desenvolvimento regional, difundindo o conhecimento e a inovação regional ( GUNI Network , 2020 ). O papel tradicional das IES como criadoras e disseminadoras de conhecimento está a mudar, adotando gradualmente modelos colaborativos de envolvimento cívico e participação da sociedade para apoiar as comunidades a enfrentar os diversos desafios societais e globais da sustentabilidade (EUA, 2014). De uma forma geral, este é um processo de cocriação que, idealmente, tira partido da colaboração e partilha de conhecimento entre vários atores regionais envolvendo a academia, indústria, autoridades públicas e os cidadãos/comunidade. Na prática, o papel e a influência que as IES têm sobre o desenvolvimento sustentável das cidades e das comunidades difere de região para região. O tipo de universidade, a realidade económica, as políticas regionais e a capacidade das organizações públicas e privadas locais de absorver e utilizar o conhecimento criado nas universidades, são fatores determinantes que refletem uma diversidade de soluções, processos e abordagens. Foi neste contexto, que o Grupo de Trabalho em Cidades e Comunidades Sustentáveis da Rede Campus Sustentável (RCS) aceitou o desafio de colaborar na elaboração do Inquérito de caracterização do Ensino Superior em Portugal no que diz respeito à sustentabilidade, centrando a sua participação na área de atuação, efetuando o levantamento e o estudo de soluções inovadoras e de exemplos de boas práticas sustentáveis que estão a ser implementadas de forma colaborativa na interação entre o Campus e as Cidades ou Comunidades. Qual o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) na sustentabilidade urbana? Que projetos promovidos pelas IES se dirigem à comunidade local e promovem uma sociedade mais sustentável? Como fortalecer esta interação de forma colaborativa, na interação entre o Campus e as Cidades ou Comunidades. O estudo que se segue, corresponde à análise da seção F - Cidades e Comunidades Sustentáveis, um dos 11 temas do Inquérito realizado às Instituições de Ensino Superior Portuguesas promovida pela RCS, Portugal. De forma a manter o compromisso de confidencialidade assumido com as Instituições participantes, o reporte dos resultados da análise do inquérito aqui apresentado, vai ser disponibilizado de forma anonimizada e por isso sem a comparação direta entre IES participantes.
- Cloud Computing e Redes SociaisPublication . Pinho, PedroO aparecimento de redes sociais na internet, construídas em torno da troca livre de informação, veio mudar a forma como as organizações comunicam com o público, e como exercem a função de Relações Públicas. As Organizações Militares possuem agora um meio privilegiado para informar a sociedade sobre as suas atividades, mas a colocação de informação na internet de forma aberta acarreta também riscos de segurança. Este trabalho pretende avaliar qual o papel que estas novas tecnologias de comunicação podem ter na estratégia de Relações Públicas da Força Aérea Portuguesa. Inicialmente, através de pesquisa bibliográfica, foram apontadas as características de uma comunicação eficaz na Web 2.0, que se baseiam na transparência e credibilidade dos emissores, através das quais se podem construir relações de confiança. De seguida, foi construído um modelo de estratégia de Relações Públicas de uma Organização Militar na Web 2.0, indicando diversas linhas de desenvolvimento de capacidades, com recurso a pesquisa bibliográfica. Indicámos a necessidade de uma visão clara da liderança sobre os objetivos estratégicos da comunicação externa da Organização Militar, de forma a elaborar doutrina adequada. Identificámos também a necessidade de treino e educação específicos para a Web 2.0, para que se possa fazer uma execução descentralizada da comunicação, mantendo contudo algum controlo sobre o processo. Analisámos então a forma como a Força Aérea Portuguesa está a comunicar na Web 2.0, por observação direta nas aplicações Web 2.0 em que está presente, e comparámos a sua eficácia com outras Organizações Militares da NATO. Procedemos por fim à comparação entre a estratégia de Relações Públicas da Força Aérea Portuguesa na Web 2.0 e o modelo construído, através de entrevistas a militares com responsabilidades na área das Relações Públicas e em posições de comando. Apontámos a existência de lacunas nos campos da doutrina, treino, educação e coordenação, mas verificámos uma boa recetividade às novas tecnologias de comunicação por parte da liderança da Força Aérea, e um bom conhecimento sobre as suas potencialidades e riscos. Finalmente, concluímos que as aplicações Web 2.0 têm um bom potencial para ser integradas na estratégia de Relações Públicas da Força Aérea Portuguesa, pois permitem alavancar a imagem positiva que esta possui junto da opinião pública, para efetuar uma comunicação mais eficaz, baseada na transparência e no diálogo. Abstract: The emergence of social networking sites, built around the free exchange of information, has changed the way organizations communicate with the public, and how they do Public Relations. Military Organizations now have a privileged means to inform the society about their activities, but placing information openly on the Internet also brings with it increased security risks. This study aims to assess what role these new communication technologies can have in the Public Relations strategy of the Portuguese Air Force. Initially, we identified the characteristics of an effective communication in the Web 2.0 context, which we defined as based on transparency and credibility of the communicators, through which one can build relationships of trust. We then built a model for a public relations strategy of a Military Organization in the Web 2.0 context, indicating several lines of capabilities development, using bibliographical research. We noted the need for the leadership of the organization to provide a clear vision for the strategic objectives of the external communications, in order to develop appropriate doctrine. We also identified the need for specific training related to Web 2.0, so that a decentralized model of communication can be implemented, while maintaining some degree of control over the process. We then analyzed how the Portuguese Air Force is communicating in Web 2.0 applications, by direct observation in the applications where it is present, and compared its effectiveness with other NATO Military Organizations. We then compared the Public Relations strategy of the Portuguese Air Force with the Web 2.0 model we built, through interviews with military personnel with responsibilities in the area of Public Relations and with command positions. We pointed out the existence of flaws in the fields of doctrine, training and coordination, but we found a good receptivity to new communication technologies by the Air Force leadership, and a good knowledge about their opportunities and risks. Finally we conclude that Web 2.0 applications have a good potential to be integrated into the Public Relations strategy of the Portuguese Air Force, because they make it possible to leverage the positive image that this organization has with public opinion, and build a more effective communication, through transparency and dialogue.
- A Proteção na Campanha Militar no Teatro de Operações de Angola (1961-1974)Publication . Barradas, José; Faustino, Dinis; Pinho, Pedro; Almeida, CarlosO presente trabalho destina-se a investigar o tema “A Proteção na Campanha Militar no Teatro de Operações de Angola (1961-1974) ”, contribuindo para um trabalho conjunto que se insere no título genérico “Análise da Campanha Militar no Teatro de Operações de Angola do ponto de vista das Forças Terrestres”. O percurso metodológico utilizado assentou em três fases: fase exploratória, consistindo em leituras preliminares de documentos, bibliografia diversa e entrevistas exploratórias; fase analítica, através da recolha de dados e a respetiva análise dos mesmos; fase conclusiva, onde foram elaboradas as conclusões e a redação do trabalho, tendo em vista a apresentação e defesa do mesmo. Verificámos que, no período em questão, não existia o conceito doutrinário de função de combate, nem a Proteção era abordada de forma independente. No entanto, as medidas de segurança previstas nos manuais doutrinários foram maioritariamente cumpridas e evoluindo com o decorrer da Campanha. Abstract: “Protection in the Military Campaign of Angola's Operation Theater (1961-1974)” aims to be part of a more comprehensive paper work which is entitled “Angola's Operation Theatre Military Campaign analysis from the Land Component point of vier”. The methodological approach used was based on three stages: exploratory stage, based on documents preliminary readings, miscellaneous bibliography and exploratory interviews; analytics stage, through data collection and analysis; conclusive stage, which comprises the writing of the paper and the conclusions, aim at the presentation and defense of paper. We concluded that in that period, the doutrinary concept of combat functions didn’t exist neither protection was independently approached. Nethertheless, safety measures existing in the doutrinary manuals were mostly undertaken and evolved through the Campaign. We concluded that in that period the combat function doutrinary concept didn’t exist and neither protection had an independent approach. Nevertheless, the security measures existing in the doutrinary manuals were being mostly fulfilled and also updated throughout the Campaing timeline.