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Abstract(s)
O aparecimento de redes sociais na internet, construídas em torno da troca livre de
informação, veio mudar a forma como as organizações comunicam com o público, e como
exercem a função de Relações Públicas. As Organizações Militares possuem agora um
meio privilegiado para informar a sociedade sobre as suas atividades, mas a colocação de
informação na internet de forma aberta acarreta também riscos de segurança.
Este trabalho pretende avaliar qual o papel que estas novas tecnologias de
comunicação podem ter na estratégia de Relações Públicas da Força Aérea Portuguesa.
Inicialmente, através de pesquisa bibliográfica, foram apontadas as características
de uma comunicação eficaz na Web 2.0, que se baseiam na transparência e credibilidade
dos emissores, através das quais se podem construir relações de confiança.
De seguida, foi construído um modelo de estratégia de Relações Públicas de uma
Organização Militar na Web 2.0, indicando diversas linhas de desenvolvimento de
capacidades, com recurso a pesquisa bibliográfica. Indicámos a necessidade de uma visão
clara da liderança sobre os objetivos estratégicos da comunicação externa da Organização
Militar, de forma a elaborar doutrina adequada. Identificámos também a necessidade de
treino e educação específicos para a Web 2.0, para que se possa fazer uma execução
descentralizada da comunicação, mantendo contudo algum controlo sobre o processo.
Analisámos então a forma como a Força Aérea Portuguesa está a comunicar na
Web 2.0, por observação direta nas aplicações Web 2.0 em que está presente, e
comparámos a sua eficácia com outras Organizações Militares da NATO. Procedemos por
fim à comparação entre a estratégia de Relações Públicas da Força Aérea Portuguesa na
Web 2.0 e o modelo construído, através de entrevistas a militares com responsabilidades na
área das Relações Públicas e em posições de comando.
Apontámos a existência de lacunas nos campos da doutrina, treino, educação e
coordenação, mas verificámos uma boa recetividade às novas tecnologias de comunicação
por parte da liderança da Força Aérea, e um bom conhecimento sobre as suas
potencialidades e riscos.
Finalmente, concluímos que as aplicações Web 2.0 têm um bom potencial para ser
integradas na estratégia de Relações Públicas da Força Aérea Portuguesa, pois permitem
alavancar a imagem positiva que esta possui junto da opinião pública, para efetuar uma
comunicação mais eficaz, baseada na transparência e no diálogo. Abstract: The emergence of social networking sites, built around the free exchange of
information, has changed the way organizations communicate with the public, and how
they do Public Relations. Military Organizations now have a privileged means to inform
the society about their activities, but placing information openly on the Internet also brings
with it increased security risks.
This study aims to assess what role these new communication technologies can
have in the Public Relations strategy of the Portuguese Air Force.
Initially, we identified the characteristics of an effective communication in the Web 2.0
context, which we defined as based on transparency and credibility of the communicators,
through which one can build relationships of trust.
We then built a model for a public relations strategy of a Military Organization in
the Web 2.0 context, indicating several lines of capabilities development, using
bibliographical research. We noted the need for the leadership of the organization to
provide a clear vision for the strategic objectives of the external communications, in order
to develop appropriate doctrine. We also identified the need for specific training related to
Web 2.0, so that a decentralized model of communication can be implemented, while
maintaining some degree of control over the process.
We then analyzed how the Portuguese Air Force is communicating in Web 2.0
applications, by direct observation in the applications where it is present, and compared its
effectiveness with other NATO Military Organizations. We then compared the Public
Relations strategy of the Portuguese Air Force with the Web 2.0 model we built, through
interviews with military personnel with responsibilities in the area of Public Relations and
with command positions.
We pointed out the existence of flaws in the fields of doctrine, training and
coordination, but we found a good receptivity to new communication technologies by the
Air Force leadership, and a good knowledge about their opportunities and risks.
Finally we conclude that Web 2.0 applications have a good potential to be
integrated into the Public Relations strategy of the Portuguese Air Force, because they
make it possible to leverage the positive image that this organization has with public
opinion, and build a more effective communication, through transparency and dialogue.
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Keywords
Relações Públicas Web 2.0 Comunicação Redes Sociais Estratégia Media Opinião Pública Internet Força Aérea Portuguesa Facebook Twitter
