Browsing by Author "Pereira, Lígia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Início, Meio e Fim: Estudo do Meio: Uma área para atingir a interdisciplinaridade num 3º ano do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Lígia; Malhão, VeraO presente Relatório Final, aliado à Unidade Curricular de PES – Prática de Ensino Supervisionada, consiste num estudo de uma problemática emergida em campo. Sendo a escola um espaço privilegiado para fomentar o desenvolvimento integral do indivíduo nas suas dimensões cognitiva, social e afetiva, é importante que os docentes façam chegar os conteúdos às crianças de uma forma articulada entre si. Esta investigação de natureza qualitativa tem como principal objetivo entender o Estudo do Meio enquanto área para atingir a interdisciplinaridade. Para tal, apoiei-me em dois métodos distintos de recolha de dados documentais: registo fotográfico e diários. Os dados recolhidos partiram de uma turma de 3º ano do 1º Ciclo, e foram analisados à luz dos referenciais teóricos e das metas curriculares que se alcançaram na implementação de diversas atividades em o que o Estudo do Meio foi o ponto de partida para a articulação de conteúdos. No decorrer deste trabalho, o meio é valorizado enquanto instrumento que nos rodeia, ou seja, enquanto casa e mundo no qual vivemos e ao qual pertencemos, através de vivências e trocas sociais, funcionando por isso como uma teia que permite a multiplicidade de conexões com os mais variados saberes. O estudo conclui não só que a área curricular selecionada contempla potencialidades para a sua exploração a nível interdisciplinar, mas também que o meio desempenha um papel fundamental na aprendizagem, pois os indivíduos aprendem num clima de constante interação com o mesmo. As aprendizagens relacionam-se, pois, com a forma de encarar o mundo, na sua individualidade própria. Com efeito, todo o olhar que retemos do mundo é global e não segmentado, daí que esta pesquisa surja como um pequeno incentivo para que o professor se desafie a si próprio, ao evitar catalogar e desmembrar o processo de ensino-aprendizagem.