Browsing by Author "Pereira, Beatriz Rodrigues"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de competências e intenções de saída: o efeito mediador do compromisso afetivoPublication . Pereira, Beatriz Rodrigues; Moreira, AnaEste estudo teve como principal objetivo estudar a relação entre as práticas organizacionais de desenvolvimento de competências e as intenções de saída e se esta relação é mediada pelo compromisso organizacional afetivo. Com esta finalidade hipotetizou-se: (1) as práticas organizacionais de desenvolvimento de competências têm uma relação negativa e significativa com as intenções de saída; (2) as práticas organizacionais de desenvolvimento de competências têm uma relação positiva e significativa com o compromisso organizacional afetivo; (3) o compromisso organizacional afetivo tem uma relação negativa e significativa com as intenções de saída; (4) o compromisso organizacional afetivo medeia a relação entre as ‘práticas organizacionais de desenvolvimento de competências e as intenções de saída. A amostra deste estudo é composta por 345 participantes, a trabalharem em organizações sediadas em Portugal. Os resultados indicaram-nos que a formação, o suporte individualizado e o compromisso afetivo têm um efeito negativo e significativo nas intenções de saída. A formação e o suporte individualizado têm um efeito positivo e significativo no compromisso afetivo. O compromisso afetivo tem um efeito de mediação total entre as práticas organizacionais de desenvolvimento de competências (formação e suporte individualizado) e as intenções de saída. Este estudo indica aos profissionais de Gestão de Recursos Humanos a importância da formação e do suporte individualizado no sentido de potenciar o compromisso afetivo, de modo, a reduzir as intenções de saída, mantendo na organização o capital humano tão importante para a competitividade da mesma.
- Estratégia interativa para promover a higiene das mãos entre profissionais de saúdePublication . Pereira, Beatriz Rodrigues; Duarte, Emília; Ayanoglu, HandeA higiene das mãos tem sido reconhecida ao longo das duas últimas décadas como o método mais eficaz na prevenção de doenças infeciosas, que causam inúmeras mortes a nível mundial. Embora a prática da higiene das mãos seja crítica, a conformidade com os 5 momentos para a higiene das mãos criados pela Organização Mundial de Saúde, continua abaixo do que é recomendado. Portando, manter os profissionais de saúde motivados e envolvidos em manter as melhores práticas da higiene das mãos, continua a ser um desafio. Casos anteriores sugerem um bom potencial dos serious games adotando estratégias persuasivas no seu design em vários domínios da saúde, e resultados positivos na utilização da memória prospetiva e emoção de nojo como lembretes visuais, no sentido de obter mudanças de comportamento. Deste modo, esta tese teve como foco atuar no esquecimento, uma das barreiras à higiene das mãos identificadas entre os profissionais de saúde, no contexto hospitalar e teve por objetivo o desenvolvimento de uma estratégia interativa para ativar e promover comportamentos relacionados com a higiene das mãos. A solução apresentada comporta duas partes diferentes: (I) lembretes visuais interativos, funcionando como um trigger para uma subsequente interação com a segunda parte da solução (II) um serious game. São apresentados os resultados de um estudo piloto com a primeira parte da estratégia interativa, envolvendo a recolha de dados pré e pós intervenção à cerca das perceções de risco e consequências da não conformidade com a higiene das mãos, assim como a efetividade de uma parede interativa inserida em contexto hospitalar, no Hospital Beatriz Ângelo. Os resultados deste estudo piloto sugerem que uma estratégia deste tipo, com interação a partir de gestos, pode ser uma boa estratégia a incorporar como um complemento às já existentes no hospital, de fácil aprendizagem e utilização. Este estudo também contribui, através da segunda parte da estratégia interativa, com o desenho e conceptualização de um SG com base em estratégias persuasivas e mecanismos de jogo personalizado para os profissionais de saúde.