Browsing by Author "Pereira, Ana Carolina Seabra"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Transformação Digital no Ensino Superior Privado PortuguêsPublication . Pereira, Ana Carolina Seabra; Silva, José Morais daAtualmente, a tecnologia é ubíqua e parte habitual na vida cotidiana. Tem havido um grande avanço tecnológico por parte das organizações, levando à Transformação Digital a ser um catalisador da necessidade de a sociedade se adaptar a novas tecnologias. Embora a TD tenha como objetivos aumentar a produtividade, criar valor e promover o bem-estar social, é importante considerar se ela pode ter um impacto distinto, em função das necessidades da sociedade. Embora a TD apresente desafios, ela também oferece grandes oportunidades para as instituições de ensino superior, em particular as universidades privadas. A adoção de tecnologias digitais permite às instituições melhorar a qualidade da educação, aumentar a eficiência e reduzir os custos. O estudo visa perceber o impacto da TD no ensino superior privado de forma a percecionar de que modo a TD tem impacto na vida académica e em que medida. Procedeu-se à metodologia de análise utilizada é quantitativa e fundamenta-se na aplicação de um questionário a uma amostra de 405 alunos em três Instituições do ensino superior privado português. Considerando os resultados da pesquisa sugerem que a TD é uma abordagem promissora para a educação, mas é importante considerar as diferentes perceções dos alunos em relação a este tipo de ensino. O estudo concluiu que os alunos que têm uma perceção mais positiva sobre a TD têm uma melhor perspetiva como cliente da instituição de ensino. Surpreendentemente, concluímos que existe uma maior aproximação à TD dos alunos com idades compreendidas entre os 35 aos 54 face os alunos dos 25 aos 34 anos. Desta forma, as instituições de ensino superior devem focar-se na adaptação do ensino, tendo em vista a satisfação das necessidades dos alunos consequentemente, a sua retenção contribuirá para o aumento do desempenho individual e para o sucesso da instituição.