Browsing by Author "Oliveira, Luís Guilherme Fernandes de"
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- Da consciência à ação: um estudo sobre a influência da responsabilidade social corporativa no comportamento do consumidor em PortugalPublication . Oliveira, Luís Guilherme Fernandes de; Sousa, Sara Rute Monteiro da Silva e; Viseu, Clara Margarida Pisco; Henriques, Carla Margarida Saraiva de OliveiraA responsabilidade social é cada vez mais uma prioridade tanto para as empresas como para os consumidores de todo o mundo. Para as empresas, gerar lucro já não é a única preocupação, sendo essencial a adoção de práticas empresariais que melhorem não só o desempenho da empresa, mas também o bem-estar da sociedade. Por outro lado, os consumidores estão cada vez mais preocupados com os impactos das organizações na economia, sociedade e meio ambiente, revelando ter preferências pelos produtos e serviços produzidos por empresas socialmente responsáveis e com maior consciência social. Este estudo centra-se na perceção e comportamento dos consumidores portugueses relativamente à responsabilidade social das empresas, propondo-se aumentar a informação científica sobre este tema crucial. Com base num questionário online divulgado por diferentes redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, e por e-mail, este estudo concluiu que a intenção dos consumidores de adquirir produtos e serviços produzidos por empresas socialmente responsáveis é influenciada por algumas características sociodemográficas dos consumidores (idade e rendimento), acesso à informação, perceções e atitudes em relação às questões sociais e ambientais. Os resultados também permitem concluir que a intenção de compra dos consumidores influencia o seu comportamento socialmente responsável. Com estas conclusões, este trabalho propõe-se a aumentar a informação científica disponível, contribuindo para que os diferentes stakeholders, nomeadamente empresários e decisores políticos, possam desenvolver e implementar medidas eficientes que, por um lado, incentivem as empresas a serem mais socialmente responsáveis e, por outro lado, promovam uma maior consciencialização e incentivem os cidadãos a consumir de forma mais responsável e sustentável.