Browsing by Author "Oliveira, Isabel"
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- Aplicação da Metodologia Ágil de Gestão de Projetos - Estudo de Caso Cluster MobinovPublication . Oliveira, Isabel; Monteiro, MárciaAtualmente, as organizações tendem a ter cada vez mais preocupações relacionadas com custos, prazos, entregas, qualidade, comunicação e gestão. Para competir e sobreviver às condições de contingência num determinado contexto empresarial e num determinado ambiente operacional, uma organização deverá ser rápida, eficiente e altamente flexível à mudança. Perante esses problemas a metodologia ágil tornou-se muito importante nas empresas, caracterizada por uma abordagem simplificada, eficaz e acessível a mudanças, fomentando a melhoria no processo de desenvolvimento, a vários níveis como o tempo e a produtividade. Na realização deste trabalho pretende-se que este estudo investigue a importância da aplicação de um método de gestão ágil de projetos numa associação MOBINOV-Cluster Automóvel de Portugal, utilizando as práticas do Scrum, para que se pudesse eliminar os atrasos das entregas de tarefas (deliverables) e consequentemente a insatisfação dos parceiros (projetos). Pretendeu-se analisar a aplicação e importância da metodologia ágil Scrum através de uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, consubstanciada em entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de obter a opinião dos colaboradores que constituem a entidade gestora do cluster. Os benefícios do Scrum foram sentidos pela equipa considerando que existiu uma melhoria na comunicação, colaboração entre os participantes; aumento da motivação; menos tempo gasto para execução das tarefas e diminuição do risco do projeto (menor possibilidade de insucesso). A utilização da metodologia foi considerada um valor acrescentado para melhores resultados ao nível de produtividade e comprometimento da equipa no Cluster Automóvel em Portugal.
- Interventions for Caregivers of Heart Disease Patients in Rehabilitation: Scoping ReviewPublication . Loureiro, Maria; Parola, Vítor; Duarte, João; Mendes, Eugénia; Oliveira, Isabel; Coutinho, Gonçalo; Martins, MM; Novo, AndréMap the interventions/components directed to the caregivers of heart disease patients in cardiac rehabilitation programs that promote their role and health. Methods: The Joanna Briggs Institute method was used to guide this scoping review. Two independent reviewers assessed articles for relevance and extracted and synthesized data. Inclusion criteria comprised articles published in English, Spanish, and Portuguese since 1950. The following databases were searched: CINAHL Complete (Via EBSCO), Medline (via PubMed), Scopus, PEDro, and Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Results: From 351 articles retrieved, 10 were included in the review. The interventions identified directed to the caregiver were: educational interventions and lifestyle changes; physical exercise; psychological interventions/stress management; and a category “Other” with training interventions in basic life support, elaboration of guidelines/recommendations, and training for the role of caregiver. Conclusions: It was found that most of the related cardiac rehabilitation interventions are aimed at the dyad heart failure patient and their caregivers/family. Including specific interventions targeting caregivers improves the caregiver’s health and empowers them. Patient care planning should include interventions specifically aimed at them that result in health gains for caregivers and patients, striving to improve the quality of care. This study was not registered.
- Mediação em contexto escolar : transformar o conflito em oportunidadePublication . Morgado, Catarina Isabel Rodrigues; Oliveira, IsabelActualmente, assistimos a uma cultura de violência que sobressai nos modos de interagir dos indivíduos e à qual as escolas em geral não escapam. Para inverter esta tendência das sociedades democráticas, torna-se necessário desenvolver uma educação para a convivência e para a gestão positiva dos conflitos, a fim de se construir uma cultura de paz, de cidadania e de sã convivialidade. A Educação para a Resolução de Conflitos modela e ensina, de diferentes formas, culturalmente significativas, uma variedade de processos, de práticas e de competências que ajudam a prevenir, a administrar de forma construtiva e a resolver pacificamente o conflito individual, interpessoal e institucional. Apesar de nem sempre semelhantes, ou utilizando modelos de intervenção idênticos, os programas de resolução de conflitos partilham princípios básicos. O conflito é tomado como uma dimensão natural e inevitável da existência humana que, se for conduzido eficazmente, pode constituir uma importante experiência de desenvolvimento pessoal. A aprendizagem de competências de resolução de problemas deve, assim, constituir uma oportunidade para os indivíduos construírem soluções mais positivas e mais pacíficas para os seus conflitos. Os programas de mediação de conflitos tiveram origem fora do contexto escolar mas rapidamente o modelo foi adaptado às instituições educativas. A mediação escolar abrange a resolução dos conflitos entre estudantes, entre estudantes e adultos e entre adultos. Do que se trata? A mediação é um processo flexível, de carácter voluntário e confidencial, conduzido por um terceiro imparcial – o mediador – que promove a aproximação entre as partes em litígio e que as apoia na tentativa de encontrar um acordo que permita pôr termo ao conflito. Abordar as disputas escolares através da mediação origina um contexto onde o conflito é encarado como natural, o que permite protagonismo aos intervenientes, enquanto que os valores da solidariedade, tolerância e igualdade são estimulados.
- Trabalho Livre nº 23 - Gestão de Tratamento a uma Ferida ComplexaPublication . Ferreira, A. Margareth; Gonçalves, Ercília; Oliveira, IsabelO tratamento das feridas crónicas e complexas consistem num dos mais antigos desafios. O demorado processo de cicatrização, conduz a uma diminuição da qualidade de vida dos utentes, assim como a um aumento de custos.