Browsing by Author "Noronha-Sousa, Dulce"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- CRESCER NA CRECHE: QUALIDADE E AVALIAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIAPublication . Mendes, Ana; Antão, Bruno; Martins, Carla; Matias, Catarina; Aversa, Valentina; Sá, Susana Oliveira; Noronha-Sousa, DulceEste estudo é norteado pela questão de investigação: como construir uma grelha de avaliação prática, para o educador utilizar diariamente, validada na fase inicial do trabalho referente ao Mestrado em Creche. Faz o enquadramento da creche em Portugal, abordando as questões da qualidade e da avaliação. Apresenta como principal objetivo a importância do papel da observação na prática pedagógica do educador. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa científica sobre os indicadores de qualidade, a avaliação, e a análise de três grelhas de uma instituição. Conclui-se que a observação é um suporte fundamental da avaliação na creche, sendo essencial um registo escrito claro, compreensivo, sistemático e fácil de colocar em prática.
- AS EXPERIÊNCIAS CHAVE COMO MOTOR DE OBSERVAÇÃO, REGISTO E AVALIAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIAPublication . Neves, Ana; Peyroteo, Ana; Oliveira, Andréa; Antão, Elisabete; Tavares, Sabrina; Silva, Sandra; Alves, Sónia; Sá, Susana; Noronha-Sousa, DulceA presente investigação pretende avaliar o desenvolvimento de crianças no ambiente de creche a partir de uma grelha de observação, construída com base na Abordagem Educativa High- Scope, validada na fase inicial do trabalho referente ao Mestrado em Creche. A aprendizagem em si não é o ponto fulcral no processo de avaliação, mas o desenvolvimento que leva à aprendizagem. Para combater a ideia de que avaliar é um conjunto de check-lists ou ideias pré-definidas, surgiu a necessidade de aprofundar conhecimentos em importantes áreas do desenvolvimento, o que originou o presente trabalho. Pretende-se contribuir para a clarificação da relevância de uma proposta pedagógica para a creche atendendo à qualidade desse contexto.