Browsing by Author "Nogueira, Joana Catarina Martins"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Manifestações orais e abordagem terapêutica em crianças com transtorno do espetro do autismoPublication . Nogueira, Joana Catarina Martins; Evangelista, José GrilloDe acordo com a American Psychiatric Association, o transtorno do espectro do autismo (TEA), consiste numa desordem complexa do neurodesenvolvimento. Carateriza-se por uma tríade de manifestações, deficiente capacidade de comunicação, incapacidade de interagir socialmente e consequente autoisolamento, e por padrões de comportamentos repetitivos e restritos. Manifesta-se precocemente, normalmente antes dos três primeiros anos de vida, sendo mais prevalente no género masculino. A sua etiologia permanece desconhecida, no entanto, a evidência científica sugere uma conjugação de fatores genéticos, ambientais e de agentes teratogénicos. De maneira geral, crianças com TEA apresentam algumas deficiências físicas, motoras e psicológicas que as impedem de realizar uma correta higiene oral, bem como alguma seletividade alimentar, preferindo alimentos com alto teor cariogénico, levando a que apresentem uma saúde oral precária e comprometida, que resulta na presença de diversas manifestações orais. Diferenças entre crianças saudáveis e crianças com TEA, quanto à prevalência e incidência destas manifestações, não são consensuais, uma vez que o que existe são fatores de risco, associados às crianças com TEA, que as tornam mais vulneráveis à presença de determinadas manifestações orais. A abordagem terapêutica em crianças com TEA constitui um enorme desafio, não só devido à amplitude de comportamentos que apresentam e que não permitem antecipar a sua atitude, mas também pela consulta em si que representa uma situação de stress, ansiedade e desconforto para as mesmas. As manifestações características e específicas da doença exigem que o Odontopediatra esteja familiarizado com o transtorno para que possa adequar a abordagem terapêutica e as técnicas de controlo comportamental de acordo com as necessidades individuais da criança, privilegiando sempre a cooperação da mesma, contribuindo para o sucesso da consulta e, consequentemente, para uma melhoria do estado de saúde oral da criança.